Saúde materna e neonatal marca Dia Mundial da Saúde

Compartilhar artigo

“Inícios saudáveis, futuros esperançosos”. Este é o tema da campanha do Dia Mundial da Saúde de 2025, comemorado em 7 de abril

Para o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu como tema central “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”. A campanha tem como objetivos garantir acesso universal a serviços de saúde de qualidade desde o nascimento, acabar com as mortes maternas e neonatais evitáveis, priorizar a saúde e o bem-estar das mulheres a longo prazo e sensibilizar para a necessidade de garantir que todas as mulheres e bebês sobrevivam e prosperem.

2025-world-health-day-sm-cards

Segundo a entidade, cerca de 300 mil mulheres perdem a vida a cada ano por causas relacionadas à gravidez ou ao parto; mais de dois milhões de bebês morrem no primeiro mês de vida e milhões nascem mortos. Isso equivale a, aproximadamente, uma morte evitável a cada sete segundos. Com a campanha, a OMS espera sensibilizar governos e profissionais de saúde para que intensifiquem esforços e priorizem a saúde de mães e crianças.

Para acabar com a mortalidade materna e neonatal evitável, a OMS ressalta a necessidade de intensificar esforços governamentais visando garantir acesso a cuidados de qualidade para este público, especialmente nos países mais pobres, onde ocorre a maioria das mortes, e nas situações de emergência. A entidade lembra, ainda, que as necessidades de saúde das mulheres vão além da sobrevivência ao parto e considera fundamental o acesso delas a serviços de saúde sexual e reprodutiva.

Mortalidade no mundo

Dados da OMS e da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) mostram que, todos os dias, aproximadamente 830 mulheres morrem, no mundo, de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. 99% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, com taxas mais elevadas entre as que vivem em áreas rurais e comunidades mais pobres. Estudos mostram, ainda, que as adolescentes enfrentam maior risco de complicações e morte em decorrência da gravidez.

Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 é reduzir, até 2030, a taxa global de mortalidade materna para menos de 70 por 100 mil nascidos vivos, além da diminuição da mortalidade neonatal e a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio da prevenção e tratamento.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde acontece todo dia 7 de abril desde 1950, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele marca a criação da própria OMS e tem um objetivo claro: promover conscientização sobre questões urgentes ligadas à saúde pública global.

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima