Exame de proficiência em Medicina em debate no Congresso

Compartilhar artigo

A FESAÚDE participou da reunião da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) que debateu a criação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina (PL 2294/2024), tema essencial para a qualidade da saúde no país. O encontro, que aconteceu em Brasília (DF), destacou a necessidade de controle de qualidade na formação e prática médica no Brasil, discutindo o aumento no número de faculdades de medicina e de graduados, além dos impactos na segurança do paciente.

O debate reuniu diversas entidades do setor da saúde para analisar o cenário atual, incluindo o diretor Técnico-Científico da FESAÚDE, Dr. José Antonio Maluf de Carvalho, e o diretor científico da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. José Eduardo Lotaif Dolci, A FESAÚDE reforçou a urgência de critérios mais rigorosos na validação da formação médica. Clique aqui e assista à íntegra do encontro.

A proliferação de escolas médicas, majoritariamente privadas, desde 2014, foi um dos pontos de discussão. Esse crescimento resultou em um aumento significativo de novos médicos, superando a disponibilidade de vagas de residência. A qualidade da formação desses profissionais foi questionada durante a reunião, com menções a deficiências em procedimentos básicos. Para o médico José Antônio Maluf de Carvalho, que é também coordenador de certificação do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CEBEXs) em Governança Clínica e Assistencial, “a faculdade de medicina precisa ensinar os estudantes a prática do hospital”.

A discussão em torno do tema da qualidade da formação médica foi central, com a apresentação de dados sobre o crescimento das escolas e a preocupação com a preparação dos egressos. A proposta de um exame de proficiência nacional para médicos, similar ao da OAB para advogados, ainda deve suscitar novos debates até entrar em vigor.

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Firmadas Convenções Coletivas de Trabalho com SINSAUDESP

FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO –SINSAUDESP, VIGÊNCIA

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima