Encontro reúne embaixadores e estrategistas do SIGA

Compartilhar artigo

Uma reunião de kick-off realizada em 16 de dezembro reuniu embaixadores e estrategistas do Sistema de Indicadores para Gestão de Alto Desempenho (SIGA). “Essa é uma jornada que, além de impulsionar uma cultura de dados dentro dos hospitais, pretende formar uma comunidade de profissionais que transformam dados em decisões e decisões em resultados, contribuindo para uma gestão mais eficiente, transparente e orientada por evidências no setor da saúde”, afirmou a diretora executiva da FESAÚDE e do SindHosp na abertura do encontro, Larissa Eloi.

O SIGA é fruto de uma parceria da FESAÚDE com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), que permite a participação dos hospitais associados aos seis sindicatos que compõem a Federação no SINHA – Sistema de Indicadores Hospitalares Anahp. “Trata-se de uma plataforma consolidada que conta, hoje, com aproximadamente 200 hospitais. Entre os benefícios da participação estão a padronização de dados e métricas, a tomada de decisão orientada por dados, a análise de tendências e melhoria contínua, o benchmarking e boas práticas de gestão”, frisou Larissa Eloi.

Fases do SIGA

A jornada SIGA está dividida em quatro fases. A primeira é MEDIR, ou seja, construir o alicerce do sistema de informação, mapeando e estruturando indicadores que servem como base para decisões estratégicas. A segunda leva o nome de EVOLUIR, onde a instituição aprende a transformar dados em insights, simulando o impacto real que a melhoria dos indicadores gera na vida de pacientes e na performance hospitalar.

Os participantes da reunião de kick-off

A terceira fase é TRANSFORMAR, etapa onde os fundamentos estão sólidos, portanto, é momento de colocar a governança em prática, criando painéis de dados que conectem análises, decisões e ações em tempo real. Por fim, a quarto etapa é SUSTENTAR, que traz o desafio de consolidar a excelência, trazendo análises executivas que orientem decisões estratégicas e práticas consistentes para manter o alto desempenho de forma contínua.

Com o objetivo de alinhar conceitos, trabalhar conteúdos e discutir casos, quatro workshops já estão agendados. “Em cada um exploraremos a dimensão dos indicadores que serão trabalhados nas respectivas fases do SIGA. Após os eventos, os estrategistas terão 15 dias para lançar as variáveis na plataforma”, explicou a consultora técnica do Núcleo de Inteligência e Conteúdo (NIC) do SindHosp, Aline Yukimitsu.

Os workshops da primeira, segunda, terceira e quarta fases estão agendados, respectivamente, para 24 de fevereiro de 2026 (das 9h às 16h), 26 de março (das 9h às 13h), 28 de abril (das 9h às 13h) e 28 de maio (das 9h às 16h). Todos os encontros serão realizados presencialmente na sede da FESAÚDE, em São Paulo, com possibilidade de participação online para instituições localizadas em regiões distantes da Capital.

Nesse primeiro grupo, cerca de 30 hospitais já aderiram ao SIGA. “O hospital participante do SIGA terá um passaporte, símbolo dessa jornada rumo à excelência. Cada etapa percorrida receberá um carimbo, que é um reconhecimento ao trabalho realizado”, explicou Larissa Eloi.

Como participar

A participação no SIGA dos hospitais associados aos sindicatos que compõem a FESAÚDE é gratuita e está aberta até fevereiro de 2026. Mais informações e a ficha de inscrição podem ser obtidas clicando aqui.

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima