12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem

Compartilhar artigo

FESAÚDE felicita e destaca a importância desses profissionais para a saúde

12 de maio é o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro.  A data é uma homenagem à britânica Florence Nightingale, considerada a precursora da enfermagem moderna e que nasceu em 12 de maio de 1820. “Os profissionais de enfermagem tem papel importantíssimo nos cuidados da saúde em todas as suas complexidades, da promoção e prevenção aos cuidados paliativos. Pela experiência e por estarem mais próximos dos pacientes, também são peças-chave na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao setor”, afirma o presidente do Conselho de Administração da FESAÚDE, Francisco Balestrin.

Este ano, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) está propondo aos estados membros uma discussão sobre o uso de evidências e informações em ações estratégicas para fortalecer a enfermagem e assegurar uma força de trabalho sustentável para as Américas. Uma grande preocupação do órgão é a redução drástica de formandos de enfermagem, registrada entre 2018 e 2023 na região: o número caiu de 81 para 24 por 10 mil habitantes.

De acordo com dados da entidade, a região conta com aproximadamente 7,4 milhões de profissionais de enfermagem, que representam 63% da força de trabalho em saúde. As mulheres são 87% desse contingente profissional e continuam a enfrentar a desigualdade de gênero e a falta de reconhecimento profissional, segundo a OPAS. 

Brasil

Este ano, o número de profissionais de enfermagem atingiu 3,2 milhões no Brasil, segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). São mais de 784 mil enfermeiros, 474,5 mil auxiliares de enfermagem e 1,9 milhão de técnicos. No Estado de São Paulo estão concentrados mais de 826 mil profissionais.

Clique aqui e verifique o número de profissionais de enfermagem por Estado da Federação. 

“Esses profissionais são imprescindíveis para a melhoria do Sistema Único de Saúde e para a qualidade assistencial e a resolubilidade. Em nome da FESAÚDE e dos cerca de 50 mil estabelecimentos que a Federação representa, queremos registrar nossas felicitações e nosso agradecimento”, finaliza Balestrin.

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima