O 5º Congresso Brasileiro em Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação em Saúde, realizado no dia 25 de maio, durante o ClasSaúde 2012 e dentro da Feira Hospitalar, abordou o uso das tecnologias móveis em setores estratégicos de serviços de saúde.
Para falar do uso dessa tecnologia nos processos de enfermagem, a representante do Hospital Moinhos de Ventos, do Rio Grande do Sul, Vânia Rohsig, apresentou o projeto chamado “Checagem à beira do leito”, onde o uso de palms substitui os papéis em relação à administração e controle de medicamentos, auxiliando as equipes de enfermagem e aumentando a segurança para os pacientes.
Charles Schimmock, da empresa de tecnologia MV, apresentou outras soluções em mobilidade para a saúde, com aplicações em monitoramento de sinais vitais, dispensa de medicamentos, consulta de prontuário e prescrição eletrônica. “Cada vez mais as soluções serão desenvolvidas para uso em aparelhos como smartphones e outros dispositivos móveis”, disse.
O uso de tablets em serviços de saúde foi tema da palestra de Ana Oliveira, presidente da Motion do Brasil, que falou sobre a escolha dos dispositivos móveis a partir das necessidades que cada serviço tem.
Também falou o gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Sorocaba, Luís Carlos Terciani, a respeito de automação de indicadores.
Após as apresentações, foi realizado um debate entre os participantes.
Fonte: FEHOESP
Fotos: Neuza Nakahara