Sua ECD e ECF estão conversando?

É de conhecimento geral que a Receita Federal está exigindo cada vez mais informações dos contribuintes em seus arquivos speds, com a finalidade de cruzá-las para

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É de conhecimento geral que a Receita Federal está exigindo cada vez mais informações dos contribuintes em seus arquivos speds, com a finalidade de cruzá-las para checar e encontrar incongruências.

Portanto, a gestão da sua base de informações será fundamental para atender às exigências sem causar multas e retificações a respeito das informações prestadas.

“A ideia Receita Federal é fazer o cruzamento das informações para pegar as empresas em escorregadinhas ou inconsistências”

A Receita quer ter uma base consistente e com único envio de informações, ou seja, sem retificações e substituições futuras. A ECD – Escrituração Contábil Digital é o primeiro passo.

Você sabia que a substituição da ECD ocorrerá apenas se ela tiver erros que não possam ser corrigidos por meio de lançamentos extemporâneos? Caso contrário, será necessária a apresentação do termo de verificação, detalhando tudo que foi ajustado e, em alguns casos, deverá ter a assinatura de dois contadores, sendo um deles auditor independente.

O maior ponto de atenção é checar se as informações apresentadas na ECF estão alinhadas com as demais obrigações. O fisco vai cruzar as informações que constam na ECF e na ECD, apesar da ECD ser uma fonte de informação para a ECF, as exigências e validações no momento do envio destas obrigações são diferentes.

“Não gere ruído entre as equipes fiscais e contábeis e um enorme volume de substituições de ECDs ou ajustes diretos na ECFs”

A solução é ter um sistema que abrange de forma integrada as obrigações mensalmente, ocasionando em uma gestão mais eficaz e segura do IRPJ e demais movimentações contábeis e consequentemente garantindo a harmonia na geração da ECF e ECD.

Dessa forma, seu IRPJ passa ser muito mais estratégico saindo do status de obrigação para torna-se resultado, evitando erros comuns que podem gerar multas e maiores questionamentos por parte da Receita.

Harmonizar as contabilidades com soluções tecnológicas será essencial para uma entrega segura e eficaz. Quer uma dica? Não espere para descobrir que sua ECD está inconsistente apenas na entrega da ECF. Harmonize!

 

Fonte: Becomex

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