Setor de saúde mede efeito de alta do envelhecimento

O setor de saúde suplementar avança em estudos sobre o impacto do aumento da concentração de idosos na população brasileira sobre seus negócios.

Compartilhar artigo

O setor de saúde suplementar avança em estudos sobre o impacto do aumento da concentração de idosos na população brasileira sobre seus negócios.

Novos levantamentos de diversas entidades começam a medir com maior precisão a alta do custo, que deve trazer reflexos significativos.

O Iess (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) começou a calcular o custo financeiro da nova composição populacional sobre empresas e setor público. O cálculo, que será finalizado e entregue ao setor no segundo semestre, vai ponderar a incidência de doenças crônicas.

Segundo Luiz Carneiro, do Iess, a mudança de perfil etário até 2050 pode elevar a despesa média por pessoa em mais de 54%. “O preço cobrado para quem tem mais de 59 anos não pode ser superior a seis vezes o cobrado do mais jovem. A regra não é viável a longo prazo. Mas é preciso respeitar o estatuto do idoso.”

Um estudo da FenaSaúde (federação nacional), que considera só a porcentagem maior de população idosa sem mensurar a incidência de crônicas, conclui que os gastos com saúde subiriam 43% per capita se a população atual tivesse perfil semelhante ao de 2040.

“Hábitos preventivos e saudáveis podem reduzir o ritmo do crescimento dessas despesas. Outra saída seriam modelos de poupança”, diz José Cechin, da FenaSaúde.

As operadoras de autogestão, geridas por funcionários de empresas, têm 22,3% de idosos entre os beneficiários, segundo a Unidas, entidade do setor. A ANS diz que “reconhece a importância do tema e que o assunto faz parte de um dos eixos da Agenda Regulatória da Agência”.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima