MTE publica Instrução Normativa SIT/MTE 105

O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, publicou no dia 24 de abril, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 105 ...

Compartilhar artigo

O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, publicou no dia 24 de abril, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 105, que regulamenta os procedimentos da fiscalização indireta por parte das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego.

A fiscalização indireta é uma modalidade de fiscalização prevista no art. 30 do Decreto 4.552/2002 e no art. 11, II da Portaria MTE 546/2010, com redação dada pela Portaria MTE 287/2014, e que consiste na análise documental, a partir de notificações aos empregadores, por via postal, ou outro meio de comunicação.

Foram regulamentadas duas modalidades de fiscalização indireta. A primeira é a “presencial”, que consiste na apresentação de documentos ou comprovação de cumprimento de obrigações, nas unidades descentralizadas do MTE. A segunda é a “eletrônica”, aquela que dispensa o comparecimento do empregador ou seu preposto, exigindo apenas a apresentação de documentos em meio digital, via correio eletrônico institucional, à unidade descentralizada do MTE.

Caso o empregador não encaminhe os documentos exigidos na notificação, seja na forma “presencial” ou na “eletrônica”, o Auditor Fiscal do Trabalho poderá lavrar auto de infração capitulado no art. 630, §§ 3º ou 4º, da CLT.

Fonte: Assessoria Jurídica CNS

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima