Hospital em SP é autorizado a realizar cirurgias com coração artificial

O Instituto Dante Pazzanese, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, recebeu autorização para realizar cirurgias com o 'Coração Artificial Auxiliar'...

Compartilhar artigo

O Instituto Dante Pazzanese, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, recebeu autorização para realizar cirurgias com o ‘Coração Artificial Auxiliar’ fabricado no Brasil em seres humanos.

Na primeira fase dos testes cinco pacientes voluntários já foram selecionados para receber o dispositivo de assistência ventricular esquerda, como uma espécie de ponte para o transplante cardíaco posterior.

O implante do coração artificial é indicado em pacientes que apresentam choque de origem cardiogênica, que não respondem ao uso de medicamentos e ao controle adequado dos líquidos circulantes do organismo. Os pacientes a serem incluídos são os com diagnóstico de insuficiência cardíaca descompensada ou de insuficiência cardíaca aguda e os que esperam doador compatível para realizar um transplante.

A operação é contra-indicada para maiores de 65 ou com peso inferior a 40 quilos. Os pacientes que apresentaram episódio de embolia pulmonar no último mês, entubação prolongada (período superior a 48 horas), relato de reanimação cardiopulmonar nas últimas 24 horas, sequela neurológica aguda, insuficiência renal aguda ou crônica também não podem utilizar o aparelho.
Após o procedimento cirúrgico, os pacientes permanecem internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante as duas primeiras semanas de pós-operatório, com posterior transferência para Unidade Semi-Intensiva até que continue com o dispositivo implantado.

A assistência do coração artificial se dará pelo prazo mínimo de 30 dias, pois somente a partir deste período é que se inicia o remodelamento reverso do organismo do paciente, isto é, a possibilidade de o coração natural apresentar sinais de melhoras e aumentar a sobrevida do paciente.

Fonte: UOL Notícias

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

SindJundiaí firma CCT com o sindicato dos médicos

INFORME SINDJUNDIAÍ JURÍDICO Nº 25-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE CAMPINAS E REGIÃO, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE2024 A

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima