Governo quer ampliar vagas em cursos de medicina

O governo federal quer aumentar o número de médicos no Brasil e, por isso, vai lançar neste ano um programa para a criação de mais vagas em cursos de graduação ...

Compartilhar artigo

Plano também quer atrair médicos de fora

O governo federal quer aumentar o número de médicos no Brasil e, por isso, vai lançar neste ano um programa para a criação de mais vagas em cursos de graduação de medicina. A ação também vai prever parcerias para que hospitais considerados de “excelência” -como o Sírio-Libanês e o Albert Einstein- criem suas escolas.

As medidas terão impacto a médio prazo e por isso uma solução mais rápida, embora polêmica, cogitada pelo governo é incentivar a entrada de médicos de países vizinhos. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz, porém, que não haverá um afrouxamento no programa que valida esses diplomas.

O governo pretende elevar a quantidade de médicos para atingir, até 2020, uma proporção de 2,5 profissionais por mil habitantes.

O índice atual é de 1,8, atrás de países como EUA (2,4). Além disso, o governo pretendem melhorar a distribuição dos profissionais no país.

Mercadante afirma que já existe um levantamento para a elevação das vagas nos cursos de graduação nas universidades federais. “Queremos fechar parcerias com as estaduais e as particulares.”

O Conselho Federal de Medicina informou que discorda da ideia. Segundo Desiré Callegari, primeiro-secretário do órgão, não faltam médicos, mas uma política de manutenção dos profissionais em determinadas regiões.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima