Governo propõe que ANS fiscalize hospitais

O governo federal quer regular os serviços de urgência e emergência de hospitais privados para evitar casos de omissão de atendimento, anunciou ontem o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

Compartilhar artigo

Meta de ministro é criar regras para serviços de emergência em unidades particulares

O governo federal quer regular os serviços de urgência e emergência de hospitais privados para evitar casos de omissão de atendimento, anunciou ontem o ministro Alexandre Padilha (Saúde).

A apresentação da medida ocorre um mês após a morte de Duvanier Ferreira, secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, que levantou a suspeita de omissão de atendimento em dois hospitais de Brasília.

A proposta é enviar ao Congresso um projeto de lei ampliando o leque de atuação da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), permitindo com isso que ela regule os prestadores de serviço. Hoje, a ação da agência se limita aos planos de saúde.

“A ANS não pode regular o funcionamento do serviço. Não temos esse marco legal que permita o processo de regulação sobre os hospitais privados”, afirmou Padilha.

Ele negou que o anúncio esteja relacionado ao caso de Ferreira, que morreu de infarto após, segundo sua família, ter atendimento negado em dois hospitais particulares porque seu plano não era aceito e porque não tinha cheque para caução – os hospitais negam as falhas.

Além desse ponto, o governo prepara um reforço à proibição da ANS ao cheque caução. “Está em negociação com o Ministério da Justiça a tipificação como crime contra a economia popular.” Assim, disse, será possível estabelecer punições mais claras.

Procurada, a Associação Nacional dos Hospitais Privados disse que esperaria a oficialização da proposta para se manifestar.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima