Futuro prefeito de São Paulo terá de investir 20% em saúde

O prefeito Gilberto Kassab anunciou que vai encaminhar uma emenda à lei orgânica do município, estabelecendo em 20% do orçamento o piso para o investimento em ...

Compartilhar artigo

Gilberto Kassab quer alterar lei para próxima gestão; atualmente, o índice obrigatório é de 15%

O prefeito Gilberto Kassab anunciou que vai encaminhar uma emenda à lei orgânica do município, estabelecendo em 20% do orçamento o piso para o investimento em saúde para a próxima gestão. Atualmente, o índice obrigatório é de 15%.

O prefeito afirma que tem investido mais que o exigido e quer garantir que isso continue sendo feito. “Nós elevamos esse patamar para 20% e eu fico com receio de que, qualquer que seja o prefeito eleito, ele possa resolver tirar da saúde. Até porque a saúde tem muito recurso, talvez até pareça mais fácil. Mas, em função dessa preocupação, estou enviando para a Câmara Municipal para que seja definido por lei o mínimo de 20%”, disse.

O secretário municipal da Saúde, Januário Montone, afirmou que a Prefeitura está confiante de que conseguirá a maioria qualificada para aprovar a emenda na Câmara – dois terços do total de parlamentares. Por isso, o assunto deve entrar em debate durante a campanha eleitoral. “Espero que todos os candidatos manifestem o seu apoio, o que significa trabalhar suas bancadas para que apoiem o projeto”, afirmou Montone.

No ano passado, a Prefeitura investiu menos que a meta para o próximo prefeito: 19,35%, quando o orçamento da saúde foi de R$ 4,5 bilhões. “Nós investimos R$ 1,15 bilhão a mais do que manda a lei”, afirma Montone.

Desde 2005, quando começou a gestão José Serra (PSDB)-Kassab, só uma vez a Prefeitura ultrapassou a barreira dos 20%, em 2009. No último ano da gestão Marta Suplicy, em 2004, o porcentual gasto com a saúde foi de 15,8%, segundo Montone. De acordo com ele, a rede pública cresceu muito desde então, tornando impossível administrar os equipamentos de saúde apenas com os 15%.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima