Com o apoio da FEHOESP, concentração será em frente ao Congresso Nacional
No dia 5 de agosto, às 15 horas, estarão reunidos em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, entidades e profissionais ligados à área de Análises Clínicas de todo o país, para uma manifestação em favor da atualização da tabela de preços de exames pagos pelo Sistema Único de Saúde – SUS.
Como exemplo da defasagem, atualmente por um exame de glicose é pago apenas R$1,85, valor que sequer cobre as despesas com a realização do procedimento.
“Os preços são os mesmos há quase 20 anos. A revisão da Tabela SUS para procedimentos de análises clínicas é considerada pelo setor uma necessidade urgente e o adequado financiamento do sistema é uma condição fundamental para que isso ocorra”, destaca Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) – entidade que coordena a ação.
Para chamar a atenção, o movimento utilizará um laço de fita preta e será confeccionada uma faixa de seis metros com a mensagem dos manifestantes ao governo federal.
A data do ato público foi definida em reunião realizada na sede do CFF, em Brasília, no dia 24 de julho. Antonio Carlos de Carvalho, diretor da FEHOESP, representou a Federação na ocasião. Participaram, ainda, representantes da Confederação Nacional de Saúde (CNS); do Sindicato dos Laboratórios de Patologia, Pesquisas e Análises Clínicas de Minas Gerais (Sindlabs – MG); do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM); da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e dos Conselhos Regionais de Farmácia de Santa Catarina e Minas Gerais.
Manifestação pela atualização da Tabela SUS de Análises Clínicas
Data: 5 de agosto
Horário: 15 horas
Local: em frente ao Congresso Nacional
Fonte: Comunicação FEHOESP, com informações do CFF