Sírio-Libanês promove ações de prevenção ao câncer de mama

Colaboradores e pacientes participam da campanha "Outubro Rosa"

Compartilhar artigo

No mês em que o mundo inteiro se volta para a conscientização e combate ao câncer de mama, o Hospital Sírio-Libanês promove ações com o objetivo de engajar funcionários e pacientes ao Outubro Rosa. As unidades do hospital na Bela Vista e Itaim, em São Paulo, e Brasília serão iluminadas com a cor rosa, marca da campanha. 
 
O objetivo do projeto é reforçar o papel de cada indivíduo como disseminador de informações sobre prevenção e cuidados para um diagnóstico precoce da doença.
 
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada tardiamente. Todos os anos cerca de 13.200 mil mulheres morrem em decorrência da doença no país. O Inca também estima que em 2014 sejam registrados 57 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.
 
Durante todo o mês, o hospital visa impactar e motivar o maior número possível de pessoas direta e indiretamente. Os canais institucionais online serão utilizados para a veiculação de informações sobre a doença, a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Também serão distribuídos marcadores de páginas com laços cor-de-rosa, que é o símbolo da campanha, para os 5.600 colaboradores. Camisetas e pins serão vendidos na loja dos voluntários do Hospital, com a arrecadação revertida para o projeto Florescer, atividade de responsabilidade social desenvolvida pelo Hospital para recuperação da qualidade de vida das pacientes tratadas.
 
De acordo com o mastologista Alfredo Barros, coordenador do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês, a divulgação promovida pelo Outubro Rosa é importante porque 97% dos casos diagnosticados precocemente, por meio da mamografia, têm cura. “Toda mulher, a partir dos 40 anos, deve realizar mamografia anualmente. É fundamental, que as mulheres solicitem aos seus médicos a prescrição do exame”, diz o especialista. O médico ressalta que o comprometimento estético das mamas é menor se a doença for diagnosticada e tratada precocemente.
 
Previna e Cuida de Você
Pensando no bem-estar de aproximadamente 3.600 colaboradoras, o Hospital Sírio-Libanês criou dois projetos específicos. O Projeto Previna tem por objetivo estimular a realização de mamografias no Centro de Diagnósticos do próprio Hospital e Unidades, contribuindo para a prevenção do câncer de mama entre as mulheres que trabalham na instituição. Com o pedido médico, elas procuram o setor de Qualidade de Vida dos colaboradores onde será agendado o exame nas unidades Bela Vista e Itaim. Nos primeiros seis meses de funcionamento, 20 colaboradoras aderiram à iniciativa.
 
Já o projeto HSL Cuida de Você foi desenvolvido para dar seguimento ao projeto Previna, com o acolhimento daquelas colaboradoras que tenham detectado alterações malignas na mamografia. Neste caso, é oferecido tratamento clínico, cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico, conforme indicação de médico do próprio corpo clínico do hospital, sem ônus para a colaboradora. Nos primeiros seis meses de funcionamento, dois casos já foram acolhidos e tratados integralmente pelo programa.
 
Na área de responsabilidade social, o Núcleo de Mastologia do Ambulatório de Filantropia do HSL usa toda a sua expertise na prevenção e tratamento de câncer de mama a mulheres que já têm a doença ou possuem potencial para desenvolvê-la, encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O Núcleo realiza cirurgias de reconstrução de mama no mesmo procedimento cirúrgico da mastectomia, em 95% dos casos atendidos. Até hoje, o programa já realizou cirurgias gratuitamente para mais de 1.700 pacientes referenciadas pela rede pública de saúde. Só no ano de 2013 foram 6.578 consultas e 276 cirurgias.
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da

Últimas Notícias

Nova diretoria da FESAÚDE toma posse

Em almoço realizado no dia 10 de junho, em São Paulo, tomaram posse os novos integrantes da diretoria da FESAÚDE, eleitos para o triênio 2026-2029.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Rolar para cima