Sírio-Libanês cria pós-graduação em TI para a saúde

Curso é o 1º do país com conceitos adotados pela SBIS

Compartilhar artigo

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) abriu inscrições para o primeiro curso de pós-graduação em “Informática em Saúde” do Brasil, baseado nos conceitos adotados  pela Sociedade Brasileira de  Informática em Saúde (SBIS). Esses princípios reúnem em uma mesma abordagem, aspectos relacionados à saúde, gestão e  informática.
 
Por esta razão, o curso conta com um corpo docente interdisciplinar, que reúne especialistas do próprio Hospital Sírio-Libanês, nas áreas de gestão e Tecnologia da Informação (TI). O objetivo é preencher uma lacuna existente na formação de profissionais nesta área, para a melhoria e transformação de sistemas, serviços e processos.
 
“Os hospitais estão se informatizando, mas isso precisa acontecer de maneira eficaz, o que não ocorre em grande parte dos casos. A falta de organização e gestão dos sistemas de saúde leva a perdas e ao retrabalho. Por isso criamos um curso com esta base. Queremos ter um profissional com competências para entender e atender as necessidades reais da área”, explica o Antonio Carlos Onofre de Lira, superintendente técnico-hospitalar do Hospital Sírio-Libanês e um dos coordenadores do curso. 
 
“Em cerca de dez anos, os departamentos de TI terão mais de 150% de profissionais nesta área. O crescimento exponencial da ciência e tecnologia torna obrigatório o uso adequado dos recursos com planejamento e governança. O curso está  estruturado para atender esta necessidade, presente no cenário nacional e internacional”, completa  a  professora e doutora Heimar de F. Marin,  consultora científica do curso. 
 
“A Tecnologia da Informação torna possível acessar os dados necessários no momento e local onde é necessária. Com esta ferramenta, podemos ampliar o alcance dos serviços de saúde e conectar médicos, organizações e pacientes”, complementa a profa. e doutora Beatriz de Faria Leão, que também atua na coordenação.  
 
A aplicação de TI em saúde é vasta e cobre desde o apoio à gestão até aspectos mais especializados, como gerenciamento de imagens e exames médicos. Essa interdisciplinaridade promove um entrelaçamento de conhecimentos, que vão da ciência da computação até a bioengenharia e, mais recentemente, a medicina molecular.
 
As inscrições vão até o dia 12 de dezembro. 
 
Mais informações sobre o curso e o período de inscrições podem ser obtidas pelo endereço:
http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/pos-graduacao/Paginas/Curso.aspx?atividade=846&pnv=0
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da

Últimas Notícias

Nova diretoria da FESAÚDE toma posse

Em almoço realizado no dia 10 de junho, em São Paulo, tomaram posse os novos integrantes da diretoria da FESAÚDE, eleitos para o triênio 2026-2029.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Rolar para cima