Nesta quinta-feira, dia 20 de março, a equipe da Planisa iniciará o Projeto de Gestão Estratégica de Custos Hospitalares com um 2º Grupo, composto por 21 santas casas filiadas à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp). A iniciativa terá a presença de Wilson Modesto Pollara, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde; de Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, e de Afonso de Matos, diretor-presidente da Planisa.
Os representantes das santas casas receberão informações teóricas sobre o projeto, terão acesso ao cronograma de execução do mesmo, conhecerão a metodologia de apuração de custos e os 20 procedimentos hospitalares estratégicos a serem analisados. Com isso terão uma noção de cada etapa e uma visão geral deste, para melhor atuar e alcançar os resultados esperados.
O projeto consiste em uma metodologia única de apuração de custos, possibilitando o levantamento comparativo dos diferentes custos unitários dos variados serviços oferecidos, bem como a comparação dos custos de 20 diferentes procedimentos hospitalares, entre o grupo das 21 Santas Casas e também com a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), visando demonstrar o eventual desequilíbrio econômico financeiro originado pela defasagem entre o custo e o valor pago.
O evento contará ainda com a apresentação do novo produto da Planisa: o heCos (Health Costs Manager) que consiste em uma inovação na gestão de custos em saúde, um sistema 100% web, de alta escalabilidade, na nuvem, e com acesso de qualquer lugar, a qualquer momento; que permite uma comparação de forma simples e rápida entre grupos pré definidos.