Mercado busca gestão e qualificação profissional

Tema abriu o 8º Congresso de Laboratórios Clínicos

Compartilhar artigo

Na manhã desta quinta-feira (22), teve início o 8º Congresso Brasileiro de Gestão em Laboratórios Clínicos, uma realização conjunta do SINDHOSP, da Confederação Nacional de Saúde (CNS), da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess) e da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), organizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (IEPAS), para discutir gestão de pessoas, contratualização, inovação e o mercado laboratorial com o envelhecimento. 
 
Abrindo o evento, discursaram os presidentes da SBPC/ML, Paula Fernandes Távora; da Fenaess, Humberto Gomes de Melo; e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Irineu Keiserman Grinberg; o diretor da Associação Brasileira de Biomedicina (ABBM), Bruno Oliva; e o presidente do IEPAS, José Carlos Barbério. “Tratar desses temas mostra a realidade cruel que está por traz do cotidiano dos laboratórios e da medicina diagnóstica. Que valha o nosso esforço em discutir e buscar soluções nesta velha empreitada”, disse Barbério.
 
A primeira conferência, coordenada pelo diretor do Laboratório Rocha Lima, Rafael de Menezes Padovani, foi ministrada pela advogada e professora de Relações Trabalhistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Denise Poiani Delboni, e abordou o novo momento na gestão dos recursos humano.
 
Ela informou que cenário atual é complicado, pois a taxa de desemprego é pequena, porém há muitos profissionais sem qualificação. “São esses quem não têm recolocação no mercado e acabam virando microempreendedores. Tudo o que acontece no mercado de trabalho é reflexo da realidade do que ocorre nos recursos humanos”, alertou.
 
Denise também tratou da questão da terceirização e disse que  “essa é a tendência atual e que o problema está em terceirizar a atividade principal”. 
 
A professora encerrou destacando a importância da qualificação e da motivação também como forma de reter talentos. “Uma coisa não funciona sem a outra. Qualificação e motivação trazem resultados.” 
 
Fotos: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da

Últimas Notícias

Nova diretoria da FESAÚDE toma posse

Em almoço realizado no dia 10 de junho, em São Paulo, tomaram posse os novos integrantes da diretoria da FESAÚDE, eleitos para o triênio 2026-2029.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Rolar para cima