Massao Hashimoto, consultor do Projeto In$truir, idealizado pelo SINDHOSP e pela FEHOESP, realizou o workshop "O impacto do eSocial na área da saúde", no estande do Iepas na Hospitalar Feira+Fórum, no dia 22 de maio.
O palestrante explicou que o eSocial é uma plataforma única compartilhada por Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Caixa Econômica, Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e Ministério da Previdência Social, para unificar os dados dos trabalhadores, principalmente no tocante ao pagamento dos trabalhadores e informações sobre fundo de garantia.
“O objetivo é viabilizar a garantia dos direitos previdenciários e trabalhistas do trabalhador”, afirmou o consultor. Ele chamou atenção para a necessidade de conscientização organizacional da empresa, por conta da questao de cumprimento de prazos. “O eSocial vai exigir atenção muito grande dos funcionários do RH”, afirmou.
“Vai haver dificuldades no começo, mas depois a simplificação será percebida, assim como aconteceu com a nota fiscal eletrônica”, completou.
FOTO: Dule Oliveira