Comitê de Terapia Renal discute melhorias para o setor

Grupo está propondo ações nas áreas de gestão e custos

Compartilhar artigo

O Comitê de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) da FEHOESP reuniu-se nesta terça-feira (4 de julho) na sede da Federação para debater e propor ações para temas importantes do setor. O grupo deu continuidade às discussões sobre a RDC 11, de 13 de março de 2014, que dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Diálise e também sobre a Portaria 389/2014, do Ministério da Saúde, que define os critérios para a organização da linha de cuidado da Pessoa com com Doença Renal Crônica (DRC) e que institui o incentivo financeiro de custeio destinado ao cuidado ambulatorial pré-dialítico.

Outro tema abordado foi sobre a importância de continuar dando o tratamento adequado ao esgoto gerado pela atividade de terapia renal e como gerir os custos que envolvem esse processo. Como a gestão financeira também é um ponto fundamental para a manutenção do serviço para os pacientes, o comitê tratou, ainda, da necessidade de buscar isenção de do Imposto Sobre Serviços (ISS) e a taxa do lixo, impostos municipais que têm impacto para as clínicas. 

Estiveram presentes à reunião Yussif Ali Mere Jr., presidente da FEHOESP; João Cezar Mendes Moreira, coordenador do comitê e diretor da Clínica Enesp Nefrocor; Rui Antônio Barata, diretor sócio da Clínica de Nefrologia Leste; Sergio Draibe, diretor sócio da Clínica de Medicina Interna e Nefrologia (CMIN); Daniel Rinaldi dos Santos, diretor do Centro Nefrológico do ABC; Carlos Antônio Nascimento, diretor-presidente do Sedit Serviços Médicos e Erika Alves Batistella, advogada do SINDHOSP e da Federação.  

O CTRS reúne especialistas e representantes de serviços de diálise em todo o Estado de São Paulo e atua para obter melhorias nas condições dos estabelecimentos e também para os pacientes.      

 

 

Por Eleni Trindade 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima