FEHOESP e SindHosp se posicionam contra a Consulta Pública 912

Proposta permite a realização de exames em outros locais, além do laboratório

Compartilhar artigo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou recentemente a Consulta Pública (CP) 912, que objetiva alterar a RDC 302, que trata sobre os requisitos técnicos para a execução das atividades de Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT). A CP 912 cria novas denominações para o setor de diagnósticos, onde os termos “Laboratório” e “Postos de Coleta” deixam de existir.

“A proposta da Anvisa desconsidera todos os protocolos de segurança, operacionais e as normas rígidas de funcionamento dos laboratórios clínicos ao permitir que exames sejam realizados em locais sem controle de qualidade e por profissionais não habilitados. Isso é um retrocesso”, defende o vice-presidente do SindHosp e diretor da FEHOESP, Luiz Fernando Ferrari Neto, que também coordena o Comitê de Laboratórios das entidades.

 SindHosp e FEHOESP acreditam e defendem que o laboratório clínico é o local ideal para a realização de exames diagnósticos. “Precisamos garantir a qualidade técnica e a segurança dos exames. A Anvisa, com a CP 912, está expondo a população a riscos desnecessários”, afirma Ferrari Neto. O dirigente lembra que há anos a FEHOESP, SindHosp e demais entidades representativas do setor de diagnóstico tentam junto à Anvisa uma revisão da RDC 302. “Para nossa surpresa, a CP 912 não contempla nenhum dos pontos de melhoria apontados pelos laboratórios”, finaliza Luiz Fernando Ferrari Neto. Até a publicação deste informe, as entidades estavam tentando agendar uma reunião com representantes da Anvisa para expor estas e outras questões referentes à CP 912.   

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da

Últimas Notícias

Nova diretoria da FESAÚDE toma posse

Em almoço realizado no dia 10 de junho, em São Paulo, tomaram posse os novos integrantes da diretoria da FESAÚDE, eleitos para o triênio 2026-2029.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Rolar para cima