Estudo vai traçar demografia médica no Brasil

Visando ampliar o debate sobre a necessidade de formar mais médicos no Brasil, a Comissão Nacional Pró-SUS, em conjunto com a Comissão de Ensino...

Compartilhar artigo

Visando ampliar o debate sobre a necessidade de formar mais médicos no Brasil, a Comissão Nacional Pró-SUS, em conjunto com a Comissão de Ensino Médico, ambas formadas por membros da Federação Nacional dos Médicos, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, está elaborando um estudo sobre a demografia médica no Brasil.

Os ministérios da Saúde e da Educação desenvolvem uma estratégia conjunta para aumentar o número de médicos por habitantes no País, alegando a falta de médicos. Atualmente, o Brasil forma 16,5 mil novos médicos por ano em 183 escolas.

Para o coordenador do estudo, Mário Scheffer, o indicativo utilizado pelo governo, que se baseia unicamente pela relação de número de médico por habitante, precisa ser debatido, uma vez que outros fatores são importantes para a discussão. Para ele, o método do governo de comparar o número de médicos por mil habitantes no Brasil (1,9) com outros países não é suficiente, porque são sistemas de saúde diferenciados que imprimem características próprias ao trabalho médico nesses diferentes contextos.

Em outubro, será apresentada a primeira fase das pesquisas. A previsão é de que até o fim deste ano o resultado completo do estudo seja divulgado.

Fonte: Fenam

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima