Um pouco do que foi discutido no VII Fórum Brasil-Saúde

Compartilhar artigo

O VII Fórum Brasil Saúde, que aconteceu no dia 21 de maio, durante a Hospitalar, lotou a Arena Hub. Evento oficial da FESAÚDE, SindHosp e da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), o evento teve como tema central Saúde em Transformação: Cuidando do Agora e do Amanhã, e reuniu autoridades e profissionais renomados. Acompanhe, abaixo, um pouco do conteúdo e da exposição de cada participante. Cobertura completa na próxima edição da revista Saúde 360.

Painel Saúde em Transformação: Cuidando do Agora e do Amanhã

Nilton Pereira Jr e Francisco Balestrin

“Temos uma prioridade orçamentaria. Cerca de 10% do PIB do Brasil vai para a saúde, mas apenas 40% desse recurso é público. Este é um grande desafio do sistema: o subfinanciamento crônico do SUS, com desfinanciamento desde 2016.”

Nilton Pereira Jr, secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde

“Estamos investindo na radicalização da parceria público-privada, com hospitais tanto filantrópicos como com fins lucrativos. Queremos aumentar o número de cirurgias, exames, procedimentos e consultas, garantindo maior oferta de cuidados integrais”.

Nilton Pereira Jr, secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde

“O setor privado da saúde também tem espírito público.”

Francisco Balestrin, presidente dos Conselhos de Administração da FESAÚDE e do SindHosp

“A saúde global sincronizada com a saúde digital vem para ampliar o acesso, melhorar a qualidade e reduzir o desperdício.”

Francisco Balestrin, presidente dos Conselhos de Administração da FESAÚDE e do SindHosp

Painel Saúde Mental | Do burnout à prevenção – construindo ambientes saudáveis

“No Brasil, cerca 24% da população tem burnout. A demanda de trabalho é o que mais puxa para a doença, enquanto a autonomia e o apoio social são os fatores que mais promovem a saúde mental”.

Wagner Gattaz, professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP

“A NR-1 obriga as empresas tão somente a reconhecer os riscos psicossociais, mas não prevê alteração no conjunto de profissionais especializados em Saúde e Segurança do Trabalho, nem define métodos para reconhecimento e avaliação desses riscos ou profissionais que podem auxiliar na gestão desses riscos psicossociais nos ambientes de trabalho.”

Viviane de Jesus Forte, coordenadora Geral de Fiscalização em Segurança e Saúde do Ministério do Trabalho e Emprego

“Temos de cuidar de quem cuida. Um ambiente de trabalho saudável vai determinar trabalhadores capazes de garantir a segurança do paciente.”

Daniela Bernardo, coordenadora de Relações Trabalhistas e Sindicais da FESAÚDE

“Há muita desinformação em relação à NR-01, com consultores querendo vender serviços. Na prática, se trata de organização do trabalho e ergonomia, ponto.”

Clovis Queiroz, diretor de Relações do Trabalho e Sindical da CNSaúde

Painel O Desafio das Doenças Crônicas | Cuidado Integrado e Sustentável

“O nosso sistema de saúde falha na atenção às pessoas, estamos mais preocupados com doenças, ou seja, com médicos, medicamentos e procedimentos. O cuidado especializado é muito mais caro do que a promoção e a prevenção.”

Denise Lopes Pacheco, coordenadora Estadual da Área Técnica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

“Temos um sistema incapaz de fazer frente à miríade de doenças crônicas que vai se abater sobre a sociedade. Precisamos investir em educação, no autocuidado, sobretudo em relação ao diabetes, hipertensão e obesidade, além de sermos capazes de gerir nossas próprias doenças.”

Leandro Reis Tavares, vice-presidente Executivo da Rede D’Or

“Cerca de 50% dos gastos públicos são direcionados para as doenças crônicas”.

Antonio Carlos Endrigo, conselheiro do SindHosp

Painel Envelhecimento Saudável | Longevidade ativa – repensando o cuidado com a população idosa

“O Brasil está envelhecendo rápido. Precisamos mudar nossa visão de futuro e parar de pensar numa longevidade envelhecida. Em 2030, teremos mais idosos do que adolescentes e crianças.”

Larissa Eloi, CEO da FESAÚDE e do SindHosp

“Mudamos o prisma do envelhecimento. Antes envelhecer era acamar. Agora, estamos migrando para um envelhecer mais ativo, com as pessoas pensando na longevidade.”

Natalia Cuminale, CEO da Futuro da Saúde

“É mais difícil e trabalhoso para os idosos aprender a mexer com devices, mas, depois que entendem, é espetacular. Por isso, é importante o engajamento de cuidadores, familiares, professores e da comunidade para vencer esse preconceito de que device não é para os mais velhos.”

Claudia Cohn, diretora de Negócios Nacionais e Relações Institucionais da Dasa

Painel Controle de Epidemiologia | Da descoberta ao controle – o papel da ciência na prevenção e resposta a epidemia

“O contato próximo de animais silvestres com animais domésticos e seres humanos aumenta o risco de novas epidemias e pandemias. Temos de nos estruturar para, em menos de 100 dias, ter o diagnóstico, a vacina e o tratamento de novas doenças”.

Ester Cerdeira Sabino, professora titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP

“O setor da saúde reúne cerca de 3,2 milhões de trabalhadores de 150 profissões. Defendemos a criação de um Sistema S para a saúde, que irá oferecer múltiplos benefícios, tanto para os trabalhadores como para o mercado. O objetivo principal é a promoção da educação profissional, do bem-estar social e do desenvolvimento econômico”.

Breno Monteiro, presidente da CNSaúde

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima