Supremo tribunal Federal julga inconstitucional a lei estadual que obrigava hospitais a manterem sala de descompressão

Informativo FEHOESP 001/2023

Compartilhar artigo

Prezados Senhores,

Informamos que em 15 de março de 2023, o Supremo Tribunal Federal realizou o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 6.317, que requeria a inconstitucionalidade da Lei nº 17.234/2020, do Estado de São Paulo. A lei estadual obrigava os hospitais a instalarem e manterem salas de descompressão destinada aos trabalhadores.

Por maioria de votos, o Supremo decidiu que a lei é inconstitucional, uma vez que a competência para legislar em matéria trabalhista é exclusiva da União.

Diante da decisão do STF, os hospitais não estão obrigados a instalar e manter salas de descompressão. Essa obrigatoriedade só poderá ser imposta se houver a publicação de lei específica oriunda do Congresso Nacional, de acordo com o que decidiu o Supremo Tribunal Federal.

Abaixo a certidão do julgamento, disponibilizada em 15 de março de 2023:

Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo – FEHOESP

17.3.2023

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Como combater o desperdício na saúde?

O desperdício é um dos maiores desafios do setor da saúde e compromete recursos que poderiam ser direcionados à ampliação do acesso, à melhoria da

Últimas Notícias

Nova diretoria da FESAÚDE toma posse

Em almoço realizado no dia 10 de junho, em São Paulo, tomaram posse os novos integrantes da diretoria da FESAÚDE, eleitos para o triênio 2026-2029.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

Rolar para cima