FESAÚDE lança Sistema de Indicadores para Gestão de Alto Desempenho (SIGA)

Compartilhar artigo

Uma iniciativa conjunta da FESAÚDE e do SindHosp está oferecendo aos hospitais associados de todos os sindicatos que compõem a Federação a possibilidade de participarem de uma jornada que tem como objetivo impulsionar uma cultura institucional baseada no uso estratégico de indicadores, benchmarking e aprendizado colaborativo. Trata-se do Sistema de Indicadores para Gestão de Alto Desempenho (SIGA), que foi oficialmente lançado em 30 de setembro durante workshop. “É uma jornada que certamente trará muito valor agregado aos participantes, ajudando a estruturar indicadores, ampliar receitas e transformar esse trabalho em reconhecimento público e prestígio institucional”, afirmou a CEO da FESAÚDE e do SindHosp, Larissa Eloi, durante a abertura do evento.

Com a experiência de mais de três décadas no setor da saúde e passagens por instituições renomadas, como Rede Américas, Rede D´Or, Dasa e Beneficência Portuguesa (BP), Luiz Sergio Santana, atualmente CEO da Opty Hospitais Oftalmológicos, falou sobre a importância dos indicadores e da comparação (benchmarking) para uma gestão de alto desempenho. “Quem não mede não gere, não melhora. Implantar essa cultura nas organizações é trabalhar em prol da qualidade, da segurança do paciente e de melhores resultados”, frisou Santana.

O workshop que apresentou o SIGA

“Hoje, temos muitos dados disponíveis, mas isso não garante uma boa tomada de decisão. A participação no SIGA vai ajudar a criar na instituição uma governança de dados, e isso deve começar pela alta direção”, lembrou o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e consultor Técnico do Núcleo de Inteligência e Conteúdo (NIC) do SindHosp, Evandro Felix. Para a especialista em indicadores de desempenho e também consultora Técnica do NIC, Aline Yukimitsu, a acuracidade e o rigor metodológico dos indicadores do SIGA permitem ao gestor aproveitar plenamente os benefícios de uma cultura de dados para alcançar uma gestão de alto desempenho.

SIGA: etapas e inscrições

Larissa Eloi mostrou aos participantes do workshop a estrutura e as quatro etapas que irão compor o SIGA. “Para que essa Jornada de Alto Desempenho Hospitalar dê resultados a participação e o comprometimento das equipes são importantíssimos. Por isso, instituímos duas personas fundamentais para esse projeto nos hospitais: os embaixadores, que são os líderes; e os especialistas, que são os profissionais técnicos. São eles que serão treinados e estarão diretamente em contato conosco nessa jornada integral que propõe mudanças na cultura organizacional”, destacou a CEO da FESAÚDE e do SindHosp.

Como a transformação da gestão hospitalar é um caminho construído passo a passo, cada etapa percorrida do SIGA leva a empresa a um novo nível de maturidade em dados e resultados. A primeira é MEDIR, ou seja, construir o alicerce do sistema de informação, mapeando e estruturando indicadores que servem como base para decisões estratégicas. A fase 2 leva o nome de EVOLUIR, etapa onde a instituição aprende a transformar dados em insights, simulando o impacto real que a melhoria dos indicadores gera na vida de pacientes e na performance hospitalar.

Na fase 3, TRANSFORMAR, os fundamentos estão sólidos, por isso, é momento de colocar a governança em prática, criando painéis de dados que conectem análises, decisões e ações em tempo real. Por fim, na fase 4, SUSTENTAR, o desafio é consolidar a excelência, trazendo análises executivas que orientem decisões estratégicas e práticas consistentes para manter o alto desempenho de forma contínua. “O hospital participante do SIGA terá um passaporte, símbolo dessa jornada rumo a excelência. Cada etapa percorrida receberá um carimbo, que é um reconhecimento ao trabalho realizado”, explicou Eloi.

As inscrições para a I Jornada de Alto Desempenho Hospitalar do SIGA são gratuitas e estão abertas até 30 de outubro. Mais informações e a ficha de inscrição ou adesão podem ser obtidas clicando aqui.

Acompanhe neste site e nas redes sociais da FESAÚDE e do SindHosp mais informações sobre o SIGA. Assista, abaixo, na íntegra, ao workshop Gestão de Alto Desempenho em Saúde: O Poder dos Indicadores e do Benchmarking.

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Workshop debate o poder dos indicadores e do benchmarking

Como mostrar sua excelência para médicos, pacientes e fornecedores? Como transformar qualidade assistencial em prestígio e reconhecimento? Para orientar e sensibilizar líderes e profissionais sobre

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima