Saúde materna e neonatal marca Dia Mundial da Saúde

Compartilhar artigo

“Inícios saudáveis, futuros esperançosos”. Este é o tema da campanha do Dia Mundial da Saúde de 2025, comemorado em 7 de abril

Para o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu como tema central “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”. A campanha tem como objetivos garantir acesso universal a serviços de saúde de qualidade desde o nascimento, acabar com as mortes maternas e neonatais evitáveis, priorizar a saúde e o bem-estar das mulheres a longo prazo e sensibilizar para a necessidade de garantir que todas as mulheres e bebês sobrevivam e prosperem.

2025-world-health-day-sm-cards

Segundo a entidade, cerca de 300 mil mulheres perdem a vida a cada ano por causas relacionadas à gravidez ou ao parto; mais de dois milhões de bebês morrem no primeiro mês de vida e milhões nascem mortos. Isso equivale a, aproximadamente, uma morte evitável a cada sete segundos. Com a campanha, a OMS espera sensibilizar governos e profissionais de saúde para que intensifiquem esforços e priorizem a saúde de mães e crianças.

Para acabar com a mortalidade materna e neonatal evitável, a OMS ressalta a necessidade de intensificar esforços governamentais visando garantir acesso a cuidados de qualidade para este público, especialmente nos países mais pobres, onde ocorre a maioria das mortes, e nas situações de emergência. A entidade lembra, ainda, que as necessidades de saúde das mulheres vão além da sobrevivência ao parto e considera fundamental o acesso delas a serviços de saúde sexual e reprodutiva.

Mortalidade no mundo

Dados da OMS e da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) mostram que, todos os dias, aproximadamente 830 mulheres morrem, no mundo, de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. 99% dessas mortes ocorrem em países em desenvolvimento, com taxas mais elevadas entre as que vivem em áreas rurais e comunidades mais pobres. Estudos mostram, ainda, que as adolescentes enfrentam maior risco de complicações e morte em decorrência da gravidez.

Uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 é reduzir, até 2030, a taxa global de mortalidade materna para menos de 70 por 100 mil nascidos vivos, além da diminuição da mortalidade neonatal e a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis por meio da prevenção e tratamento.

Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde acontece todo dia 7 de abril desde 1950, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele marca a criação da própria OMS e tem um objetivo claro: promover conscientização sobre questões urgentes ligadas à saúde pública global.

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima