FESAÚDE participa do Observatório FIESP de Segurança Alimentar com suporte em BI e pesquisa

Compartilhar artigo

A FESAÚDE fez parte do desenvolvimento do Observatório FIESP de Segurança Alimentar e Nutricional na Infância com suporte tecnológico na área de Business Intelligence (BI) e pesquisas sobre o setor da saúde. Vinculado ao “Programa Alimentar o Futuro”, desenvolvido pelo Conselho Superior de Responsabilidade Social da FIESP e operacionalizado em parceria com o CIESP e o SESI-SP, o Observatório é uma plataforma com dados atualizados, organizados e integrados a partir de fontes públicas (clique aqui para conhecer a ferramenta).

Tanto a consultoria técnica como o fornecimento de informações foram prestados pelo Núcleo de Informação e Conteúdo (NIC) do SindHosp e da FESAÚDE com base na expertise adquirida com o Boletim Infográficos da Saúde (clique aqui para saber mais sobre o BIS). “A configuração de um dashboard com filtros de pesquisa requer uma inteligência de processamento de dados baseados em fontes públicas”, explica Vanessa Tamara, gerente do NIC.  

Crianças de zero a 10 anos

O Programa Alimentar o Futuro tem como objetivo promover, no Estado de São Paulo, a segurança alimentar e nutricional (SAN) de crianças de zero a 10 anos para fortalecer a garantia do direito à alimentação adequada e saudável, contribuindo com o desenvolvimento físico, intelectual e emocional na infância. O Observatório reúne dados sobre a SAN justamente de crianças nessa faixa etária residentes em São Paulo, divididos em seis painéis temáticos: Perfil Demográfico, Perfil Socioeconômico, Perfil Educacional, Perfil Nutricional, Perfil de Saúde e Políticas de SAN. Além disso, o painel “Conheça Seu Município” reúne os principais indicadores de SAN do município ou região administrativa escolhida.

Segundo a Fiesp, o objetivo do Observatório é atuar como um repositório de informações e um instrumento para a gestão e indução de políticas públicas voltadas à promoção da segurança alimentar e nutricional de crianças dos setores público e privado, bem como ao fortalecimento do controle social. Também busca ser uma fonte de informação acessível à população, a pesquisadores e a profissionais interessados na causa. A ferramenta pode, ainda, ser utilizada para monitorar o progresso da SAN das crianças em todos os 645 municípios do Estado de São Paulo, contribuindo para a garantia do direito à alimentação adequada e saudável.

“Garantir o direito humano à alimentação adequada e sustentável de crianças é essencial para promover seu crescimento saudável, prevenir doenças e assegurar o desenvolvimento pleno, impactando diretamente a saúde pública e o futuro da sociedade”, diz a Fiesp.

Saiba mais

Para saber mais sobre o “Programa Alimentar o Futuro”, clique aqui.

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima