A Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) lidera uma delegação empresarial brasileira na 112ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 3 a 14 de junho, em Genebra, na Suíça, com participação da Federação dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas e Demais Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (Fehoesp). Este evento reúne delegados governamentais, patronais e trabalhadores dos 187 Estados-Membros da OIT para discutir uma ampla gama de questões cruciais para o cenário global do trabalho.
Entre os temas abordados na conferência, destacam-se os efeitos das alterações climáticas e dos riscos biológicos, a economia dos cuidados e os princípios e direitos fundamentais no trabalho. Além disso, o evento promoverá a eleição dos membros do Corpo Diretivo da OIT para o mandato 2024-27, refletindo a relevância das decisões tomadas durante o evento.
A coordenadora de Relações Trabalhistas e Sindicais da Fehoesp, Daniela Bernardo, faz parte da delegação da CNSaúde, que é liderada por Clovis Queiroz, diretor de Relações do Trabalho e Sindical da entidade, e composta também por Marcos Ottoni, diretor Jurídico da CNSaúde; José Pedro Pedrassani, consultor Jurídico da FEHOSUL; Luciana Freire Kurtz, diretora Administrativa do HRim; Nelson Mannrich, advogado e professor; Maria Antonieta Faisal, superintendente Jurídico Trabalhista e Previdenciário da Rede D’Or e SulAmerica; Paulo Zaia, médico da SulAmérica; e Isabela Ottoni, assistente Jurídica. A CNSaúde e a Fehoesp tiveram uma atuação destacada em importantes comissões da primeira semana da conferência.
Políticas globais
A presença da CNSaúde e da Fehoesp na 112ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT reforça o compromisso das entidades na defesa dos interesses dos segmentos empresariais da saúde, permitindo influenciar diretamente as políticas globais. As experiências e contribuições feitas em Genebra são essenciais para fortalecer as ações da CNSaúde no Brasil e da Fehoesp em São Paulo e promover um ambiente regulatório mais eficiente e menos oneroso ao setor empresarial da saúde.
A participação em eventos globais como este é importante para que a CNSaúde e a Fehoesp continuem sendo vozes influentes e ativas na defesa das empresas da saúde de São Paulo e do Brasil.