Entre os beneficiários da saúde suplementar acima dos 80, mulheres são maioria

Compartilhar artigo

Levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência e Conteúdo (NIC) do SindHosp, com base nos dados de setembro de 2025 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mostra que entre os beneficiários acima dos 80 anos deste segmento há quase o dobro de mulheres dentro dessa faixa etária.

Hoje, no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 4,6 milhões de pessoas com 80 anos ou mais: 61% são mulheres (2.827.723) e 39%, homens (1.758.741). Nesse universo, cerca de 1,5 milhão de pessoas têm cobertura da saúde suplementar. Na população coberta, há pouco mais de 485 mil homens octogenários com planos de saúde, enquanto as mulheres da mesma faixa etária totalizam 956 mil.

“A análise do perfil de beneficiários idosos estabelece uma base sólida para reflexão. Evidencia desafios cruciais para a sociedade brasileira. Mais do que nunca, é importante pensarmos sobre o custo e a sustentabilidade do sistema diante da alta demanda de serviços por uma base ampla de idosos”, afirma o presidente da FESAÚDE e do SindHosp, Francisco Balestrin. Como fenômeno mundial, o envelhecimento populacional exige dos sistemas de saúde maior foco em prevenção e promoção, manutenção da autonomia, acompanhamento e cuidados. Com realidades socioeconômicas tão díspares entre as regiões, esses desafios ganham contornos ainda mais específicos no país.

Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo registram os maiores percentuais de cobertura entre os beneficiários de 80 anos ou mais: 1,4% e 1,2%, respectivamente. Roraima e Tocantins têm a menor cobertura, com 0,1% cada um. Entre as regiões do país, a Norte registrou a pior taxa de cobertura dos octogenários (0,2%), seguida pelo Nordeste (0,3%).

Para Francisco Balestrin, “o comportamento de saúde mais preventivo, adotado pelas mulheres, é um fator determinante para que elas tenham mais qualidade de vida e longevidade. E isso vem sendo encarado com muita seriedade pela saúde suplementar, com a oferta de programas específicos e acompanhamento.”

Artigos Relacionados...

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima