Segurança do paciente: protocolos nacionais estão em vigor

O Ministério da saúde publicou, no Diário Oficial da União de 9 de julho, a portaria nº 1377, que institui os protocolos básicos de segurança do paciente. Os protocolos são ...

Compartilhar artigo

Medidas do Ministério da Saúde devem ser adotadas por todos os serviços de saúde do país

O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União de 9 de julho, a portaria nº 1377, que institui os protocolos básicos de segurança do paciente.

Os protocolos são resultado do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em abril deste ano, cujo objetivo é prevenir e reduzir a incidência de eventos adversos e incidentes que resultam em danos ao paciente em todos os serviços de saúde do país.

“Segurança do paciente é um tema que muitas vezes não tem o grau de prioridade que deveria e, ao lançar esse programa, estamos colocando esse tema na agenda das nossas prioridades”, afirmou o ministro da Saúde Alexandre Padilha no lançamento do programa.

De um total de seis protocolos de segurança, já estão disponíveis para consulta três deles: Cirurgia Segura, Prática de Higiene das Mãos e Úlcera por Pressão, cujas orientações já estão em vigor desde a publicação da portaria e que devem ser adotadas em todas as unidades de saúde do país, tanto públicas como privadas.

Consulte os protocolos disponíveis:

Protocolo para Cirurgia Segura

Protocolo para a Prática de Higiene das Mãos em Serviços de Saúde

Protocolo para Prevenção de Úlcera por Pressão

Confira, abaixo, a íntegra da portaria:

Diário Oficial da União – Portaria N. 1,377, de 9 de julho de 2013

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso da atribuição que lhe confere o inciso II do parágrafo único art. 87 da Constituição, e Considerando que os Protocolos de segurança do paciente, são resultado de consenso técnico-científico e são formulados dentro de rigorosos parâmetros de qualidade, precisão de indicação e metodologia;

Considerando as sugestões recebidas por meio da Consulta Pública nº 6/SAS/MS, de 3 de abril de 2013;

Considerando a importância do trabalho integrado entre os gestores do SUS, os Conselhos Profissionais na área da Saúde e as Instituições de Ensino e Pesquisa sobre a Segurança do Paciente com enfoque multidisciplinar;

Considerando a prioridade dada à segurança do paciente em serviços de saúde na agenda política dos Estados-Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) e na Resolução aprovada durante a 57ª Assembleia Mundial da Saúde, que recomendou aos países atenção ao tema “Segurança do Paciente”;
e

Considerando que a gestão de riscos voltada para a qualidade e segurança do paciente englobam princípios e diretrizes, tais como a criação de cultura de segurança; a execução sistemática e estruturada dos processos de gerenciamento de risco; a integração com todos processos de cuidado e articulação com os processos organizacionais do serviços de saúde; as melhores evidências disponíveis; a transparência, a inclusão, a responsabilização e a sensibilização e capacidade de reagir a mudanças, resolve:

Art. 1º Ficam aprovados, na forma do Anexo a esta Portaria, os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente.

Parágrafo único. Os Protocolos de Cirurgia Segura, Prática de Higiene das mãos e Úlcera por Pressão, objeto desta Portaria, que visa instituir as ações para segurança do paciente em serviços de saúde e a melhoria da qualidade em caráter nacional e deve ser utilizado em todas as unidades de saúde do Brasil.

Art. 2º Os Protocolos básicos de Segurança do Paciente, objeto do anexo desta Portaria, encontram-se disponível no endereço eletrônico www.saude.gov.br/segurancadopaciente.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA

Fonte: Comunicação FEHOESP

Artigos Relacionados...

plugins premium WordPress
Rolar para cima