Projeto Bússola realiza seu primeiro seminário

Iniciativa da FEHOESP em parceria com seus sindicatos filiados e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Projeto Bússola realizou seu primeiro seminário ...

Compartilhar artigo

Iniciativa da FEHOESP em parceria com seus sindicatos filiados e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Projeto Bússola realizou seu primeiro seminário no dia 29 de outubro, no auditório do SINDHOSP, capital paulista.

O objetivo do evento foi sensibilizar uma parcela de estabelecimentos, que se encaixam em determinados critérios e possuem interesse em implantar uma Gestão da Qualidade em suas administrações, a respeito dos requisitos e dificuldades em se aderir a processos como a Acreditação.

O público, composto por representantes de 35 clínicas de saúde, foi formado por tomadores de decisões dos estabelecimentos, como administradores, proprietários, diretores e supervisores de qualidade. Todos estavam interessados na proposta do projeto, baseado em um modelo bastante difundido entre estabelecimentos maiores como hospitais e que a Federação está levando para clínicas e ambulatórios de menor porte.

No seminário, a relações institucionais da ONA, Maria Carolina Moreno, falou sobre a importância de se adotar processos de qualidade nas organizações e como funciona a Acreditação. “É um organismo externo para avaliar os processos das organizações de saúde, a fim de se indicar o caminho certo em termos de qualidade. Seu principal objetivo é educacional”, destacou durante sua apresentação.

As clínicas pré-selecionadas pelo projeto devem seguir alguns critérios, como serem sócias e/ou contribuintes de qualquer sindicato filiado à Federação; serem pessoas jurídicas legalmente constituídas há mais de um ano, com documentação em dia, alvará sanitário e licença de funcionamento; e possuírem no máximo 50 funcionários. Além disso, devem atuar nas especialidades de clínica médica, alergologia, angiologia, cardiologia, vascular, cirúrgica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringogia, pediatria, pneumologia, urologia e vacinação.

No final do evento, o diretor da FEHOESP e um dos coordenadores do projeto, Luiz Fernando Ferrari Neto, explicou em detalhes como funcionará a Acreditação para clínicas e ambulatórios. Destacou também o papel da FEHOESP e seus sindicatos na inciativa, que tem boas expectativas. “Estamos atuando como um facilitador, e esperamos ter vários estabelecimentos participando”.

O diretor destacou, ainda, que os valores negociados para a parceria possibilitarão às clínicas realizar todo o processo a um custo bem menor que os praticados pelo mercado.

O Projeto Bússola realizará ainda nove seminários semelhantes em diversas regiões do Estado: em Campinas (7/11); Presidente Prudente (12/11); Santo André (13/11); Sorocaba (14/11); Santos (19/11); Ribeirão Preto (19/11); São José do Rio Preto (26/11); São José dos Campos (27/11); e Bauru (31/10).

Fonte: Comunicação FEHOESP

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima