Elas acusam governo de ‘desmantelar’ programa
Vinte e quatro ONGs brasileiras dedicadas ao HIV-Aids divulgaram ontem documento em que acusam o governo federal de “desmantelar” o controle social da epidemia. O programa brasileiro é considerado referência mundial.
Segundo o documento, por falta de recursos, entidades históricas de defesa dos pacientes soropositivos, como o Gapa de SP e de MG, estão suspendendo as atividades.
Parte da crise também é atribuída à falta de financiamentos internacionais e à nova projeção do Brasil no exterior, que coloca o país no papel de doador de recursos e não mais receptor.
“É inaceitável que organizações locais fechem as portas e deixem de atender aos brasileiros e brasileiras e, sobretudo, estejam impedidas de monitorar, cobrar, construir em colaboração e fiscalizar a execução de políticas em saúde com recursos públicos”, questiona o documento das ONGs.
Procurada ontem às 18h, a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou que não conseguiu localizar o diretor do departamento de DST/Aids, Dirceu Greco, para comentar o assunto.
Fonte: Folha de S. Paulo