O Novo Código de Ética Médica entra em vigor neste dia 30 de abril de 2019 em todo o Brasil. O documento é composto por 26 princípios fundamentais para o exercício da Medicina e tem itens como: respeito à autonomia do paciente, preservação do sigilo profissional, direito de exercer a profissão de acordo com a consciência e possibilidade de recusa em atender em condições precárias.
"É a versão atualizada de um conjunto de princípios que estabelece os limites, compromissos e direitos assumidos pelos médicos no exercício da profissão", explica o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Entre as novidades da nova regra ética da categoria estão: respeito ao médico com deficiência ou doença crônica, assegurando ao profissional o direito de exercer as atividades nos limites da sua capacidade; telemedicina, em que o uso das redes sociais será regulado por meio de resoluções específicas; pesquisas, com normas de proteção de participantes considerados vulneráveis; autorização ao médico de enviar cópias do prontuário quando requisitado judicialmente e autonomia do paciente, entre outras.
A íntegra pode ser consultada AQUI.
Da Redação com informações da Agência Brasil e Portal Médico