Morre pioneiro dos transplantes de medula

Júlio César Voltarelli, da USP, foi um dos primeiros a realizar o procedimento no Brasil Um dos principais pesquisadores de células-t

Compartilhar artigo

Júlio César Voltarelli, da USP, foi um dos primeiros a realizar o procedimento no Brasil

Um dos principais pesquisadores de células-tronco do país, o médico imunologista Júlio César Voltarelli, 63, morreu na tarde de ontem.

Ele estava internado no Hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC). Segundo a assessoria de imprensa do Hemocentro, Voltarelli havia passado por um transplante de fígado e teve complicações no pós-operatório.

Professor titular da FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), Voltarelli era também coordenador da Unidade de Transplante de Medula Óssea do HC (Hospital das Clínicas) da cidade.

Segundo a assessoria do Hemocentro, ele realizou, em 1992, o primeiro transplante de medula óssea no HC.

“Ele estimulou todos os centros a fazer isso, inclusive o nosso [do Einstein]. Ele é o autor do livro de transplante de medula óssea que todos nós seguimos no Brasil”, afirmou Nelson Hamerschlak, coordenador da unidade de transplante de medula óssea do hospital Albert Einstein.

O coordenador da USP em Ribeirão, José Moacir Marin, lamentou a morte. “É uma perda irreparável”, afirmou.

Nascido em São José do Rio Preto (SP), Voltarelli também era coordenador do HLA (Laboratório de Imunogenética), e pesquisador do Centro de Terapia Celular.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Romeu Zema participa do Diálogos da Saúde

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), esteve na sede da FESAÚDE e do SindHosp no dia 22 janeiro participando do Diálogos da Saúde.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima