A diretoria da FEHOESP esteve reunida no dia 17 de julho, na sede recém-inaugurada da Federação, para realizar seu encontro bimestral.
Entre os assuntos discutidos, esteve em pauta a continuidade das ações e o apoio da FEHOESP e seus sindicatos filiados ao Movimento Nacional em Prol do Laboratório Clínico.
O movimento reivindica o reajuste dos valores pagos aos laboratórios por procedimentos realizados para o Sistema Único de Saúde – SUS. Para apoiar a ação, a Federação e seus sindicatos vêm disponibilizando panfletos e camisetas da campanha para que os estabelecimentos também apoiem a iniciativa.
A defasagem na tabela de exames laboratoriais realizados para o governo gera um déficit em mais de 2.000 mil procedimentos, dos quais apenas três ou quatro foram reajustados nos últimos anos, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). Por um exame de glicose, por exemplo, é pago atualmente apenas R$ 1,85. Já por um parasitológico de fezes, R$ 1,65. Esses valores sequer cobrem as despesas para sua realização. As entidades afirmam que, por conta disso, muitos laboratórios vêm fechando suas portas.
Os serviços laboratoriais interessados em apoiar o movimento podem solicitar um kit de material, de forma gratuita, clicando aqui.
Fonte: Comunicação FEHOESP