Conselhos médicos vão à Justiça contra registro de estrangeiros

A poucas semanas da chegada dos médicos formados no exterior, por meio do programa federal Mais Médicos, os conselhos de medicina anunciaram que entrarão com ...

Compartilhar artigo

A poucas semanas da chegada dos médicos formados no exterior, por meio do programa federal Mais Médicos, os conselhos de medicina anunciaram que entrarão com ações para barrar a entrega dos registros profissionais a esses médicos.

“A partir desta quarta-feira (14), os Conselhos Regionais de Medicina ingressarão com ações na Justiça Federal dos Estados para que não sejam obrigados a efetuar o registro provisório dos médicos intercambistas que aderirem ao Mais Médicos, sem a comprovação documental da revalidação dos diplomas e da certificação de proficiência em língua portuguesa”, diz em nota o CFM (Conselho Federal de Medicina).

Esse registro é necessário para que os profissionais que entrarem no país via o Mais Médicos possam trabalhar.

O programa Mais Médicos foi lançado em julho pela presidente Dilma Rousseff. Um de seus braços é levar médicos brasileiros e estrangeiros para cidades do interior e periferias das grandes cidades.

Entidades médicas criticam a dispensa, no programa, do Revalida, exame federal que tem feito a revalidação dos diplomas de médicos nos últimos anos. No Mais Médicos, o governo dispensou a aprovação no exame –que reprova cerca de 90% dos candidatos– e instituiu uma avaliação, já no Brasil, durante três semanas.

A categoria também critica a dispensa de provas específicas para avaliação do conhecimento em língua portuguesa.

Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (14), 1.618 médicos foram selecionados para a primeira etapa do programa, sendo 358 estrangeiros e 164 brasileiros formados no exterior.

Fonte: Folha de S. Paulo

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

Firmadas Convenções Coletivas de Trabalho com SINSAUDESP

FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSAUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM E TRABALHADORES EMESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE SÃO PAULO –SINSAUDESP, VIGÊNCIA

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima