Teve início, na manhã deste dia 22 de maio, o Congresso Internacional de Serviços de Saúde – CISS, evento oficial da Feira Hospitalar 2019 e que acontece durante a mesma.
Neste ano, sob o tema principal “Experiência e engajamento do paciente: uma abordagem de negócio”, o evento trouxe as experiências de outros países, com seus sistemas de saúde e as ferramentas que deles fazem parte.
Representantes do Canadá iniciaram as apresentações, falando sobre o desenvolvimento de novos modelos assistenciais centrados no paciente.
Rubens José Covello, CEO da IQG – Health Services Accreditation e um dos fundadores da Health Stardards Organization – HSO, afirmou que é necessário ter um olhar diferenciado em relação ao paciente e lembrar que a acreditação é uma ferramenta importante nas mãos dos gestores. “Os olhares devem ser focados no bem estar do paciente, incentivando sua participação ativa nos cuidados à saúde. Lembrar ainda de trabalhar linhas de cuidado e governanças clínicas, que, por meio da acreditação, melhora continuamente a qualidade dos serviços”.
A palestrante Dornoosh Zonoobi, cofundadora e CEO da Medo.Ai, start-up de tecnologia voltada para cuidados à saúde, também participou e falou sobre o futuro da geração de imagens médicas centradas no paciente, sob o ponto de vista da acessibilidade e da inovação. São ferramentas para isso a inteligência artificial, computação em nuvem e visualização em 3D. “Nossa missão é descentralizar processos como exames”, afirmou.
Participaram do congresso ainda Iris Leroux, gerente internacional de tecnologia para saúde na MedTec, e Manoel Coelho, da MetaOptima Technology Inc.
Da Redação