Prudente segue sem selo ambiental, mas avança 80 posições no ranking

Encerramento do lixão e licenciamento de aterro favoreceram desempenho da cidade, avalia secretárioEm 221º no ranking estadual do Sel

Compartilhar artigo

Encerramento do lixão e licenciamento de aterro favoreceram desempenho da cidade, avalia secretário

Em 221º no ranking estadual do Selo Município Verde Azul, da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, Presidente Prudente avançou 80 posições em relação ao ano passado. Apesar disso, a nota 66,76 não foi suficiente para certificar a cidade entre as que mais desenvolvem ações ligadas à questão ambiental.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Luizari, o avanço foi positivo e se deve ao fechamento do lixão e ao licenciamento do aterro municipal, além da retirada de pessoas que sobreviviam recolhendo resíduos no local.

“Estamos trabalhando constantemente desde 2009 para melhorar a situação ambiental de Prudente. Antes, éramos motivo de chacota, pois a cidade não seguia nenhum padrão”, conta.

Para implantação do aterro, a Prefeitura aguarda licença da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cesteb) e parecer do Comando Aéreo Regional (Comar).

“Se o Estado nos der a licença, o que acredito que ocorra até o final do ano, vamos conseguir mais 40 pontos para o selo e seremos os primeiros, já que temos bons índices nas outras diretivas exigidas. Prudente está seguindo o rumo correto em relação ao meio ambiente”, avalia.

Ele acrescenta que outro objetivo do município é melhorar a questão da arborização urbana. Hoje, segundo Luizari, estima-se que Prudente tenha cerca de 100 mil árvores, sendo que o ideal é ter uma por habitante.

“Estamos fazendo uma parceria com a Etec e vamos realizar um levantamento para identificar quais casas não têm uma árvore em frente e enviar ao morador uma fotomontagem de como ficaria aquela residência arborizada. Queremos mudar a consciência da população. Para isso, tivemos uma pré-reunião ontem (2) e, na semana que vem, vamos conversar com os alunos para ver quem irá participar e então faremos as primeiras abordagens”, adianta.

O selo
O selo Município Verde Azul é uma certificação dada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo a municípios com bom desempenho em questões ligadas ao tratamento de esgoto, lixo, recuperação de mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação saudável, uso da água, poluição do ar, entre outros.

A premiação foi nessa segunda-feira (2), no Palácio dos Bandeirantes. Esta foi a quarta edição do evento, que deu o sele a 158 cidades das 645 participantes.

Fonte: ifronteira.com

Artigos Relacionados...

Convenções firmadas

SindJundiaí firma CCT com o sindicato dos médicos

INFORME SINDJUNDIAÍ JURÍDICO Nº 25-A/2024 FIRMADA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO COM O SINDICATO DOSMÉDICOS DE CAMPINAS E REGIÃO, VIGÊNCIA DE 1º DE SETEMBRO DE2024 A

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima