O SINDHOSPRU realizou, no dia 15 de outubro, em sua sede, o curso “Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Limpeza e Desinfecção de Superfícies”.
Voltado para prestadores de serviços em saúde da área de limpeza e segurança do paciente, o evento destacou a prevenção de agentes nocivos por meio da correta limpeza e desinfecção de superfícies nos estabelecimentos. “A adequada limpeza e desinfecção de superfícies ambientais garante um ambiente seguro e limpo tanto para os clientes internos, como externos”, afirmou a docente do curso Silvana Torres, enfermeira e especialista em controle de infecção hospitalar.
Os participantes, além de identificarem os riscos relacionados às superfícies do ambiente e suas medidas de prevenção e controle, puderam reconhecer saneantes, materiais e equipamentos próprios para limpeza e desinfecção, e conhecer boas práticas de limpeza, entre outros pontos.
Para Silvana Torres, é preciso diferenciar a limpeza doméstica da hospitalar, pois onde se concentram pacientes podem ser encontrados micro-organismos relacionados às mais variadas doenças. “Inclusive aqueles resistentes a várias classes de antimicrobianos, os quais podem ser transmitidos de um paciente para outro através de superfícies ambientais, quando esta limpeza e desinfecção não é adequada e as mãos dos profissionais e visitantes não são higienizadas entre um toque e outro”, diz.
O curso oferecido pelo SINDHOSPRU foi organizado pelo IEPAS – Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde, com o apoio da FEHOESP.
Fonte: Comunicação FEHOESP