Tecnologia médica pode impactar a segurança do paciente

Complexidade pode levar a erros

Compartilhar artigo

O setor da saúde vive uma época de mudanças, e a tecnologia, que tem o potencial de melhorar a qualidade e a segurança da atenção, ao mesmo tempo em que reduz custos, evolui rapidamente, mudando a forma como os médicos exercer a prática. De acordo com o gerente de Relações Institucionais e Serviços Médicos da Noble companhia de Seguros da Argentina, Fabian Vítolo, a medicina do século 21 alcançou graus de efetividade até então inimagináveis. No entanto, é mais complexa e mais perigosa. “Para a segurança do paciente, a tecnologia pode ser uma faca de dois gumes. Pode trazer benefícios, mas muitos malefícios também, principalmente no que se refere ás lesões acidentais e erros médicos.”
 
Um estudo inglês comprovou que o erro médico é a terceira causa de morte no mundo e que o uso de tecnologia desnecessárias contribuem para os eventos adventos. “As vezes esses perigos são resultado de problemas relacionados com a informática, outros por inadequada ponderação dos fatores sociais que determinam seu uso, ou podem provir de problemas intrínsecos às equipes,“ explicou Vítolo, lembrando que ”inovação é bem-vinda, mas com ponderação”. 
 
Foto: Roger Soares
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

CAPE discute interoperabilidade e COP30

A Câmara de Assuntos Políticos e Estratégicos da FESAÚDE recebeu o médico e deputado federal Ismael Alexandrino em sua última reunião de 2026 para tratar

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima