Sírio-Libanês cria pós-graduação em TI para a saúde

Curso é o 1º do país com conceitos adotados pela SBIS

Compartilhar artigo

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) abriu inscrições para o primeiro curso de pós-graduação em “Informática em Saúde” do Brasil, baseado nos conceitos adotados  pela Sociedade Brasileira de  Informática em Saúde (SBIS). Esses princípios reúnem em uma mesma abordagem, aspectos relacionados à saúde, gestão e  informática.
 
Por esta razão, o curso conta com um corpo docente interdisciplinar, que reúne especialistas do próprio Hospital Sírio-Libanês, nas áreas de gestão e Tecnologia da Informação (TI). O objetivo é preencher uma lacuna existente na formação de profissionais nesta área, para a melhoria e transformação de sistemas, serviços e processos.
 
“Os hospitais estão se informatizando, mas isso precisa acontecer de maneira eficaz, o que não ocorre em grande parte dos casos. A falta de organização e gestão dos sistemas de saúde leva a perdas e ao retrabalho. Por isso criamos um curso com esta base. Queremos ter um profissional com competências para entender e atender as necessidades reais da área”, explica o Antonio Carlos Onofre de Lira, superintendente técnico-hospitalar do Hospital Sírio-Libanês e um dos coordenadores do curso. 
 
“Em cerca de dez anos, os departamentos de TI terão mais de 150% de profissionais nesta área. O crescimento exponencial da ciência e tecnologia torna obrigatório o uso adequado dos recursos com planejamento e governança. O curso está  estruturado para atender esta necessidade, presente no cenário nacional e internacional”, completa  a  professora e doutora Heimar de F. Marin,  consultora científica do curso. 
 
“A Tecnologia da Informação torna possível acessar os dados necessários no momento e local onde é necessária. Com esta ferramenta, podemos ampliar o alcance dos serviços de saúde e conectar médicos, organizações e pacientes”, complementa a profa. e doutora Beatriz de Faria Leão, que também atua na coordenação.  
 
A aplicação de TI em saúde é vasta e cobre desde o apoio à gestão até aspectos mais especializados, como gerenciamento de imagens e exames médicos. Essa interdisciplinaridade promove um entrelaçamento de conhecimentos, que vão da ciência da computação até a bioengenharia e, mais recentemente, a medicina molecular.
 
As inscrições vão até o dia 12 de dezembro. 
 
Mais informações sobre o curso e o período de inscrições podem ser obtidas pelo endereço:
http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/pos-graduacao/Paginas/Curso.aspx?atividade=846&pnv=0
 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

Desejos para a saúde em 2025

Nações, companhias, organizações da sociedade civil e o próprio ser humano costumam renovar pactos, redefinir estratégias e realinhar objetivos a cada final ou início de

Últimas Notícias

Anvisa: independência ou morte

 “Saber não é suficiente; devemos aplicar. Querer não é suficiente; devemos fazer. Cada momento que adiamos, arriscamos perder o fruto de todos os nossos esforços”.

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima