O governador Geraldo Alckmin entregou 19 leitos especializados para tratamento de queimados no Hospital Geral de São Mateus, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo localizada no extremo leste de São Paulo.
Com a reforma, a unidade consolidará como referência de atendimento para vítimas de queimaduras em todo o Estado de São Paulo.
Além dos leitos especializados, a ala de queimados do São Mateus, que abrange uma área de 770 m², ainda contará com quatro leitos de UTI especializada, salas de emergência, curativos e recuperação pós-anestésica e uma nova sala cirúrgica.
Orçada em R$ 15 milhões, a reforma ainda inclui a ampliação de cinco para dez leitos de UTI pediátrica, adequação e modernização dos serviços de nutrição e dietética, almoxarifado e farmácia e a recuperação parcial da fachada do hospital. No total, 3,8 mil m² de área da 'unidade estão sendo reformados.
"Além de melhorar e ampliar a estrutura física, os investimentos realizados no hospital visam facilitar o acesso dos pacientes a um serviço moderno que se efetivará como referência principalmente para as vítimas de queimaduras, que requer tratamento altamente especializado e assistência diferenciada", diz David Uip, Secretário de Estado da Saúde de São Paulo.
Perfil
Referência para casos de média e alta complexidades, o Hospital Geral de São Mateus é uma unidade sob administração direta da Secretaria que oferece atendimento de urgência e emergência, internações nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecológica e obstetrícia, pediátrica e queimados e atendimento ambulatorial em 22 especialidades médicas.
Além disso, o Hospital conta ainda com um centro de parto natural, centro cirúrgico, agência transfusional, radiologia, laboratório de análises clínicas e aparelhos de ultrassonografia e endoscopia.
Em média, o hospital realiza sete mil pronto-atendimentos e cinco mil atendimentos ambulatoriais por mês.