Humanização e segurança do paciente são apontadas como as base do primeiro Centro de Simulação da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, inaugurado recentemente. O espaço de 490 m², destinado ao treinamento de até 120 profissionais simultaneamente, possui seis salas de aula com equipamentos que incluem manequins computadorizados – que reagem aos procedimentos durante o atendimento. Foram investidos R$ 5,5 milhões na estrutura.
Ariadne da Silva Fonseca, coordenadora do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, diz que o centro possui cenários compostos por equipamentos que lembram as unidades da rede, onde são prestados os cuidados aos pacientes, famílias e comunidade. As salas são adaptáveis e, a cada treinamento, o espaço é alterado para tornar a simulação mais realista.
Após o atendimento, os profissionais participam do ‘debriefing’, momento de reflexão sobre as atuações individuais em que são abordados pontos fortes e fragilidades, com proposição de melhorias em planos de trabalho individuais ou em equipe.
Fábio Peterlini, diretor de práticas assistenciais da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, diz que a qualidade assistencial está relacionada ao desenvolvimento contínuo das habilidades dos profissionais, o que justifica o investimento no Centro.
Cursos
O Centro de Simulação da Rede São Camilo oferece treinamentos técnicos e comportamentais para profissionais de diferentes áreas de atuação, como médicos, enfermeiros e atendentes. Entre os cursos técnicos, há três que são fundamentais para a conquista de certificações internacionais: Basic Life Support – BLS (Suporte Básico de Vida), Advanced Cardiovascular Life Support – ACLS (Suporte de Vida – Cardiovascular Avançado) e Pediatric Advanced Life Support – PALS (Suporte de Vida Avançado – Pediatria).
Além desses, há outros treinamentos voltados para profissionais da área da Saúde, como simulação de emergências médicas, intubação difícil e punção venosa, e também cursos destinados a profissionais da área administrativa, como o poder da imagem nas relações de trabalho, como lidar com o estresse e habilidades sociais no atendimento ao público.