O evento é interno e direcionado a gestores, coordenadores e lideranças da Santa Casa de Piracicaba; porém, o resultado prático das ações propostas pelo I Simpósio de Qualidade Hospitalar promovido pela Irmandade terá reflexos diretos na assistência direcionada a todos os usuários do sistema hospitalar.
Isso porque, segundo a coordenadora do Departamento de Qualidade Hospitalar da Santa Casa, Daniela Zarbetti, o conteúdo programático do Simpósio, que começa nesta quinta-feira (12) e prossegue amanhã, sexta (13), está totalmente relacionado aos processos implantados e utilizados pelo Hospital nas áreas de gestão hospitalar, que envolve o exercício da liderança, modelo de gestão, gerenciamento de risco e segurança do paciente.
“A eficácia corporativa só é estabelecida mediante a constante atualização dos processos e métodos de trabalho, implantados quando há participação e conscientização da comunidade hospitalar sobre a segurança nas práticas assistenciais e administrativas”, disse Daniela ao lembrar que o objetivo do Simpósio é impulsionar iniciativas em prol do desenvolvimento da Instituição.
Segundo ela, é importante pontuar, por exemplo, que a definição das práticas e padrões de trabalho na gestão do dia a dia deve seguir a metodologias específicas, estabelecidas com base no MEG- Metodologia de Excelência da Gestão. Este será o conteúdo da palestra a ser proferida a partir das 14h30 de hoje (12) pela especialista em gerência de serviços de saúde, Andrea Nascimento. Membro do Núcleo Técnico do Programa Estadual de Controle de Qualidade Hospitalar (CQH) e coordenadora dos NAGEHs- Núcleos Estaduais de Apoio à Gestão Hospitalar, ela falará sobre “Modelo de Gestão”.
Na sequência, às 15h30, palestra com o coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde, Haino Burmester. Mestre em Medicina Comunitária pela Universidade de Londres, ele abordará o processo de “Liderança no Século XXI”.
Na sexta-feira, 13, às 14 horas, palestra com a psicóloga Claudia Maria Figueiredo Matias para uma ampla abordagem do processo de “Gerenciamento e Gestão de Risco – Reflexões e Conceitos sobre a Cultura da Qualidade e Segurança do Paciente”. Encerrando o evento, apresentação da peça teatral (Di)gestão Hospitalar, com o grupo voluntário Sorria ou Sorria.