A presidente Dilma Rousseff nomeou Jarbas Barbosa da Silva Júnior para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com mandato de três anos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20/7).
Barbosa era secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, e teve sua indicação aprovada pelo Senado no início do mês. Ele foi indicado para o lugar do diretor Dirceu Barbano.
Considerado um dos maiores especialistas em saúde pública no Brasil, Jarbas Barbosa possui especializações em Saúde Pública e em Epidemiologia, mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde Coletiva.
Também de acordo com o Diário Oficial, Adriano Massuda foi nomeado Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
A Anvisa é dirigida por uma diretoria colegiada composta por cinco integrantes. Por lei, os mandatos têm duração de três anos, podendo haver uma recondução. Dentre os cinco, um é designado por decreto presidencial para exercer o posto de diretor-presidente. As decisões são tomadas em sistema de colegiado, por maioria simples.