Cresce número de reclamações contra planos de saúde

Em 2013, ANS registrou 102.232 queixas de usuários, 31% mais que no ano anterior

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O número de reclamações contra planos de saúde cresceu 31% em 2013, na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados nno dia 10 de janeiro pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No ano passado, foram recebidas 102.232 reclamações de usuários, ante um total de 78.061 em 2012.
 
A principal reclamação foi em relação a cobertura do plano, com um total de 74.061 queixas – alta de 23,5% na comparação com 2012 (59.938). Em seguida, os outros temas mais reclamados foram os contratos e regulamentos (20.310) e as mensalidades e reajustes (4.952).
 
A ANS destaca que no início de 2013 ampliou a capacidade de recepção de ligações simultâneas ao Disque ANS (0800 701 9656).
 
"A ANS vem se projetando como o principal canal de recebimento de demandas de beneficiários de planos", afirmou a agência, em comunicado. "Como órgão regulador da saúde suplementar, a ANS atua para que haja equilíbrio no setor e está cada vez mais empenhada em garantir que os beneficiários tenham o atendimento que foi contratado", acrescentou.
 
Segundo a agência, em 2013 também cresceu o percentual de reclamações resolvidas através da mediação feita pela ANS entre operadoras e consumidores, sem a necessidade de abertura de processos. O índice saltou de 78%, em 2012, para 82,6%, no ano passado. "De cada 5 reclamações recebidas, 4 foram resolvidas por mediação de conflitos", destacou a ANS.
 
Como fazer denúncia à ANS
A agência recomenda que o consumidor faça a denúncia contra o plano, caso não consiga agendar atendimento com os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados pelo plano no prazo máximo previsto, ou tenha negadas coberturas previstas em contrato.
 
As queixas podem ser feiras à ANS por meio do Disque ANS (0800 701 9656), Central de Relacionamento portal da Agência (www.ans.gov.br) ou ainda, presencialmente, em um dos 12 Núcleos da ANS nas principais capitais.
 
As operadoras que não cumprirem as determinações da ANS e que apresentarem problemas recorrentes podem ser punidas. Nos casos de negativa de cobertura, as multas podem chegar em até R$ 100 mil (para casos de urgência e emergência), além de outras medidas, como a suspensão temporária da comercialização dos planos de saúde.
 
Segundo a ANS, atualmente há 150 planos de 41 operadoras com venda suspensa.
 

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