O presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, participou, no último dia 28 de maio, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília, a fim de discutir sobre a atualização dos valores para procedimentos realizados pela tabela do Sistema Único de Saúde – SUS.
De acordo com o deputado federal Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), que solicitou a audiência, é necessária “uma atualização não só do ponto de vista de valores, mas também no rol de procedimentos, que já estão desatualizados e que hoje em dia não encontram ressonância na prestação de serviços”.
Representando a Confederação Nacional de Saúde – CNSaúde, entidade em que é vice-presidente, e a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT, onde também é presidente, Yussif falou sobre os baixos valores pagos na área de Terapia Renal Substitutiva. “Nossa realidade é que temos 135 mil pacientes no país, distribuídos em 780 serviços de diálise e 90% desses são privados. Ou seja, 90% do custeio desses pacientes vem do SUS”, explicou aos presentes.
Considerando que o custo por paciente é maior que R$ 250,00 e o SUS reembolsa para os serviços apenas R$ 194,20, a atividade fica seriamente comprometida. Além disso, segundo Yussif, “nós precisamos nos atentar para os vazios assistenciais, porque o paciente não pode andar 300 quilômetros de ida e outros 300 de volta, três vezes por semana, para poder fazer a sessão. Ele vai perder a vida dele”.
Da Redação