Presidente do SINDHOSP discute em audiência sobre a atualização da tabela SUS

Yussif Ali Mere Jr representou a CNSaúde e a ABCDT no encontro

Compartilhar artigo

O presidente da FEHOESP e do SINDHOSP, Yussif Ali Mere Jr, participou, no último dia 28 de maio, de uma audiência pública promovida pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, em Brasília, a fim de discutir sobre a atualização dos valores para procedimentos realizados pela tabela do Sistema Único de Saúde – SUS.

De acordo com o deputado federal Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), que solicitou a audiência, é necessária “uma atualização não só do ponto de vista de valores, mas também no rol de procedimentos, que já estão desatualizados e que hoje em dia não encontram ressonância na prestação de serviços”.

Representando a Confederação Nacional de Saúde – CNSaúde, entidade em que é vice-presidente, e a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante – ABCDT, onde também é presidente, Yussif falou sobre os baixos valores pagos na área de Terapia Renal Substitutiva. “Nossa realidade é que temos 135 mil pacientes no país, distribuídos em 780 serviços de diálise e 90% desses são privados. Ou seja, 90% do custeio desses pacientes vem do SUS”, explicou aos presentes.

Considerando que o custo por paciente é maior que R$ 250,00 e o SUS reembolsa para os serviços apenas R$ 194,20, a atividade fica seriamente comprometida. Além disso, segundo Yussif, “nós precisamos nos atentar para os vazios assistenciais, porque o paciente não pode andar 300 quilômetros de ida e outros 300 de volta, três vezes por semana, para poder fazer a sessão. Ele vai perder a vida dele”.

 

 

Da Redação

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima