Qualidade e segurança em discussão

Os avanços e os desafios que ainda permeiam a busca pela Qualidade e Segurança no paciente no Brasil e no mundo foram debatidos nesta quarta-feira, 20 de março de 2019, no even

Compartilhar artigo

Os avanços e os desafios que ainda permeiam a busca pela Qualidade e Segurança no paciente no Brasil e no mundo foram debatidos nesta quarta-feira, 20 de março de 2019, no evento de abertura do Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde – QualiHosp 2019, que este ano tem como tema: "To err is human, 20 anos em Ação". 

Na Mesa Redonda Internacional "Panorama Internacional: O que aconteceu nestes 20 anos e como estamos construindo o futuro?", a moderadora Laura Schiesari, doutora em Ciências Médicas e membro da FGV Saúde promoveu discussões com Ezequiel García-Elorrio, do Instituto de Efectividad Clínica y Sanit de Buenos Aires; com Jorge Torgal, da Universidade Nova de Lisboa e Margareth Crisóstomo Portela, da Escola Nacional de Saúde Pública da FioCruz. "Oito milhões de pessoas poderiam ser salvas por ano com medidas de mais qualidade e segurança do paciente, mas é preciso que a sociedade seja mais envolvida nessas questões", destacou García-Elorrio. 

Para Jorge Torgal, a tecnologia tem um papel importantíssimo nesse processo. "Além de mudar a prática clínica, uma vez que, em países como Portugal, já é possível ter a prescrição médica integrada e acessível nas farmácias e pelos pacientes, a tecnologia possibilita mais informação e poder ao paciente", destacou. 

"Essa troca de experiências é fundamental para que os avanços obtidos prossigam e impulsionam outros mais", enfatizou Laura Schiesari. Com atuação no Rio de Janeiro, Margareth Crisóstomo afirmou que sua experiência e contexto a deixam ainda mais cética sobre o que vem sendo feito. " Ainda estamos bastante longe do ideal, mas há presença de organizações atuantes e campanhas sobre a questão promovidas até mesmo da OMS", afirma.  

O QualiHosp vai até o dia 21 de março de 2019.   

 

Por Eleni Trindade 

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima