Quarto setor pode contribuir com o financiamento da saúde

Estudo de reformulação tributária e previdenciária foi apresentado pelo HC

Compartilhar artigo

O quarto setor da economia, também chamado de setor 2.5, uma categoria de empresas que são movidas por lucro, mas cujo business está relacionado ao desenvolvimento social e ambiental, pode contribuir com o financiamento da saúde pública.

Segundo um estudo de reformulação tributária e previdenciária, que visa colocar o benefício fiscal a favor e diretamente alocado ao serviço social da saúde, apresentado por Roseli Pereira da Silva, analista de Negócios do Hospital das Clínicas, no Talk HC, realizado na Hospitalar, na tarde desta quinta-feira (23), o quarto setor tem potencial deslocado equivalente a 10% do PIB e pode gerar a duplicação do financiamento da saúde no Brasil, elevando-o para o patamar de 19%.

“O quarto setor é um modelo que propõe transformação e melhoria social/ambiental de forma sustentável, principalmente porque não fica na dependência de doações e tem compromisso com gestão e eficiência operacional. Sua maior vantagem em relação às ONGs é que, justamente, por ser empresas, podem crescer e atrair investimento”, explicou a analista.

A proposta consiste em recolher o benefício filantrópico por faturamento direto ao SUS com recolhimento automático ao INSS. “Diante do cenário que vivemos no país, é necessária a mobilização dos hospitais privados no sentido de apresentar proposta de lei complementar em conjunto à reforma da Previdência Social com objetivo de aumentar os benefícios à saúde”, destacou Roseli Silva.

 

 

Por Fabiane de Sá

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima