Mudança de hábito alimentar deve ser estilo de vida

Superação foi tema de debate

Compartilhar artigo

O crescimento da obesidade no Brasil é um dos temas de debate na saúde atual. Pesquisas apontam que o consumo de açúcar já se equivale ao vício em heroína.

Marie Bendelac, sócia-diretora da Be Coaching, explica que "não é possível ter um comportamento saudável se não há um ambiente saudável". Ela afirma que o excesso de marketing e publicidade de produtos calóricos faz com que eles se tornem mais acessivos e atrativos. "Estamos perdendo essa guerra".

Paula Johns, diretora-executiva da Aliança do Controle do Tabagismo, abordou também a necessidade de se debater de forma sistêmica o uso do cigarro. "Muito já foi feito, mas precisamos continuar falando, prinicipalmente, sobre os cigarros com sabores, que continuam sendo vendidos como atrativos".

 

Obesidade infantil

A participação do governo e da sociedade civil é fundamental para a mudança alimentar, esse foi o consenso entre pediatras e endocrinologistas. "Me pergunto de onde vem alimentos que são tão destrutivos para as crianças", afirmou o pediatra Sergio Spalter. "O foco é trabalhar na prevenção e, infelizmente não é isso que tem sido feito", disse Hélio Rocha, coordenador científico do projeto "Obesidade Infantil Não".

A endocrinologista especialista em obesidade, Daniela Telo, apontou que no Brasil 44% das crianças até 5 anos está obesa. "Falta educação alimentar infantil e também educação dos pais para se conscientizar da importância de insistir na comida saudável".

 

Superação

A jornalista e atriz Cristiana Oliveira contou um pouco sobre a sua experiência com a obesidade. 

Segundo ela, por disfunções familiares ela ultrapassou os 100kg. Em uma de suas gravidezes engordou 40kg nos nove meses. 

"Vemos uma ditadura que impõem a magreza, remédios e shakes que se dizem milagrosos, quando na verdade a mudança de hábitos alalimentares deve ser um estilo de vida".

Atualmente Cristiana dá palestras motivacionais em empresas e organizações governamentais para auxiliar pessoas que tentam emagrecer.

 

Por Rebeca Salgado

Foto: Leandro Godoi

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima