FEHOESP participa de debate sobre os dilemas éticos da saúde

A mesa-redonda aconteceu no Summit 2019, promovido pelo Instituto Ética Saúde, em São Paulo

Compartilhar artigo

O presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr, foi um dos convidados para a mesa-redonda “Fornecedores de Produtos e Serviços de Saúde: Inovação, Incorporação Tecnológica, Sustentabilidade Sistêmica, Valor ao Paciente e Dilemas Éticos da Atividade Econômica”, que fez parte da programação do Summit 2019 do Instituto Ética Saúde, que aconteceu na Capital paulista, no último dia 7 de novembro. Além do presidente da FEHOESP, participaram do debate o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia da Saúde (Abimed), Fabrizio Signorin; o presidente da Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (Abraidi), Sérgio Rocha; o presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Eduardo Amaro; a representante da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos (Abimo), Patrícia Braile; a representante da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, Cláudia Cohn; e o coordenador do Painel de Indicadores do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), Marcos Moreto.

“Para falar de ética precisamos, antes, nos despir do corporativismo. A inflação da saúde é um exemplo. Os dados realmente refletem a realidade? Se sim, como as entidades que atendem ao SUS conseguem sobreviver? Não há transparência. Da mesma forma as faturas entre prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde. Há desconfianças que custam caro ao sistema”, lembrou Yussif Ali Mere Jr. O presidente da Anahp, Eduardo Amaro, concorda. “Os dados de inflação da saúde e variação de custos, divulgados pelas operadoras, estão sendo discutidos pela Anahp. Não podemos aceitar que a chamada Variação de Custos Médico-Hospitalares (VCMH), tão divulgada pelas operadoras, tenha como base apenas os planos individuais, que hoje representam menos de 25% do mercado”, defendeu o presidente da Anahp.

O presidente da FEHOESP acredita que todos os stakeholders da saúde devem sentar à mesa para dialogar desprovidos de preconceitos e munidos de boa vontade. “Há operadoras que fazem glosas sistêmicas, mensalmente. Muitas devolvem os arquivos das faturas em formatos que dificultam a verificação do que realmente foi glosado, demandando muito tempo para os recursos e muita mão de obra por parte dos prestadores. Essa relação não é saudável e também não é ética”, acredita Yussif Ali Mere Jr.

Cláudia Cohn, da Abramed, afirmou que a ética deve fazer parte do dia-a-dia, pois é a ferramenta que garante sustentabilidade. “Infelizmente ainda existe no empresariado brasileiro a mentalidade de que ética é moda”, lamentou a representante da Abimo, Patrícia Braile. Para o presidente da Abraidi, mudanças profundas exigem a participação de todos. “Sem o envolvimento de todos os atores da saúde dificilmente conseguiremos prosseguir”, afirmou Sérgio Rocha.

Corrupção x Transparência

O evento também contou com a participação da secretária de Transparência e Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU), Cláudia Taya. Lembrando casos nacionais de corrupção recentes, como os anões do orçamento, o mensalão, as máfias das próteses e das sanguessugas e a Lava-Jato, a secretária acredita que políticas de integridade devem focar na busca de uma cultura nacional íntegra, que faça com que a corrupção seja inaceitável. Para auxiliar as empresas e entes públicos, a CGU dispões de algumas iniciativas, como o Programa Proética, que tem como objetivo reduzir os riscos de corrupção e fraudes nas empresas; o Programa Empresa Íntegra, voltado às pequenas organizações com o intuito de desmistificar a ideia de que o compliance só é aplicável às grandes empresas; a Alliance for Integrity, iniciativa do setor empresarial visando incentivar transparência e integridade nos setores privado e público; além de algumas parcerias.

“Integridade não tem concorrência e não há receita de bolo. As empresas familiares precisam se profissionalizar o mais breve possível e todas, sem exceção, devem ter uma boa gestão de riscos para detectar suas vulnerabilidades”, finalizou Cláudia Taya. O Ética Saúde Summit 2019 foi realizado em parceria com a FGVethics, reuniu mais de 200 convidados e 25 debatedores.

Marco de Consenso Ético

No final do evento, o Instituto Ética Saúde propôs o documento “Marco de Consenso Brasileiro para a Colaboração Ética Multisetorial nos Setores de Saúde”, que foi assinado pela FEHOESP. “O documento, que tem o apoio e endosso de órgãos públicos e autarquias que participam do sistema de saúde do Brasil, reconhece o Estatuto e Instruções Normativas do Instituto Ética Saúde como norteadores para as ações de compliance e integridade no setor de saúde”, explicou o executivo de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa.

As entidades aderentes acordam, entre outras coisas, a promover a concorrência ética, com preços justos e otimização dos recursos existentes, através de processos éticos em todo o ciclo de fornecimento e consumo;  incentivar relacionamentos colaborativos onde a transparência e a integridade prevaleçam entre os diferentes atores envolvidos no sistema de saúde, com foco no bem-estar do paciente; fomentar o desenvolvimento e adequada implementação de códigos de ética e sistemas de integridade pelas organizações, consistentes com a legislação brasileira e as melhores práticas internacionais; valorizar as condutas, organizações, profissionais e posturas éticas; desenvolver e promover mecanismos para facilitar a rastreabilidade e o escrutínio eficaz de não conformidades pela sociedade (prestação de contas); e criar e estimular mecanismos para a justa, rápida e eficaz responsabilização por desvios éticos e legais, respeitados a ampla defesa e o contraditório.

Artigos Relacionados...

Últimas Notícias

O silêncio dos partidos sobre a saúde

Propostas contidas nos programas de governo, em sua maioria, são genéricas e, com frequência, inexequíveis As mazelas do sistema de saúde costumam figurar entre as

Curta nossa página

Mais recentes

Receba conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Prometemos nunca enviar spam.

plugins premium WordPress
Rolar para cima